Eu sou usuário assíduo de vários dos principais grupos de design gráfico que existem no facebook, por conta disso sempre vejo pessoas compartilhando postagens de suas próprias páginas nas discussões e, bem, fico horrorizado com algumas publicações que JAMAIS deveriam se fazer presentes em um canal de comunicação de agências e freelancers. E sim, essa postagem é uma bronca em você que:
- Tira onda com a cara do seu cliente
Você gostaria de chegar em uma lanchonete e pedir um lanche sem tomate, por exemplo, e o atendente fizesse uma piada de mal gosto com você? Imagino que não, mas é assim que seus clientes se sentem toda vez que você publica algo sobre pagamentos atrasados, logotipos em DOC, briefings incompletos e etc.
Assim como todas as profissões existentes, o design é cheio de surpresas e desventuras, e você deve estar preparado para esses acontecimentos e aprender a usar isso como um loopback para que o cliente não se sinta um retardado, porque ele não é obrigado a saber detalhes técnicos caso contrário ele não teria o contratado.
2. Publica conteúdo totalmente voltado a outros designers.
Você espera que um designer te contrate para fazer um serviço de design? Apesar de termos uma empatia profissional de ajudar o colega a descobrir ‘que fonte é essa’ ou dar aquele suporte no projeto alheio, quando buscam opiniões, somos todos concorrentes, se você não fechar negócio ou não atingir positivamente alguma empresa com potencial de ser sua cliente outro o fará. Conteúdo em páginas de agências/freelancers devem ser pensados de forma a convencer donos de empresa que seu trabalho lhe trará resultados.
3. Toma partido político na sua fanpage.
Independente se você for de esquerda, direita, zagueiro, centro-avante ou goleiro, expor sua opinião política em seu canal profissional é um tiro no pé. Se você não for cientista social, antropólogo, economista ou de qualquer profissão diretamente ligada a política, guarde sua opinião para o seu perfil pessoal e grupos voltados para o assunto, o que está em voga é seu potencial em gerar resultados para seus clientes, pois eles não querem saber se você manda bem nos bordões de Fora Dilma ou Fora Temer.
Espero que vocês, que já fizeram alguma das peripécias acima, reflitam no cantinho do castigo e se coloquem no lugar do seu cliente ou leitor.