Na hora de diagramar sua estratégia de inbound marketing (ou marketing de atração) é imprescindível definir com claridade quais serão seus KPIs (ou Indicadores Chave de Desempenho). Mas quais são exatamente? Te dou a resposta no post a seguir.
O que são os KPIs?
O inbound marketing chegou para ficar. Quando falamos de inbound marketing falamos de:
- Posicionamento Web (SEO)
- Redes Sociais
- E-mail Marketing
- Marketing de Conteúdos
Quando se trata de uma estratégia que envolve distintos conteúdos e meios de comunicação, poderíamos pensar que a medição dos resultados obtidos poderia ser um tanto complexa. Contudo, a excelente capacidade de medição que nos proporcionam os meios digitais, nos permite definir com maior claridade as métricas para avaliar o desempenho das ações realizadas.
Como se define um KPI?
Os indicadores de desempenho são geralmente elaborados aplicando a sigla SMART, uma vez que que devem ser Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e devem cobrir um determinado período de Tempo (Timely).
KPIs do Posicionamento Web
Visitas:
O tráfego a partir de buscadores como o Google é cada vez mais importante, por isso hoje em dia é imprescindível contar com uma estratégia de SEO atualizada.
Conversões:
Se trata da quantidade e da porcentagem de visitas a partir dos buscadores que completam o ciclo em seu website, seja realizando uma compra, registrando-se à sua newsletter ou realizando o que você tiver definido como seu objetivo.
Ingressos:
O fluxo de dinheiro gerado a partir das conversões produzidas pelas visitas a partir dos motores de busca. Calcule os ingressos totais assim como também o ingresso médio por visita.
KPIs do Social Media
Crescimento de Seguidores:
O aumento do número de seguidores é normalmente um bom sinal, já que significa um maior alcance de sua marca e de suas mensagens. Contudo, não confie muito: quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Evite práticas pouco éticas para aumentar sua base de seguidores.
Cliques nos Links:
Este índice é um bom indicador da relevância dos conteúdos que você compartilha com seu público-alvo.
Links Compartilhados:
Este indicador também é muito valioso para medir o desempenho de sua estratégia, uma vez que cada link compartilhado fortalece a possibilidade de aumentar sua base de seguidores.
Volume de Publicações:
Esta métrica permite avaliar a constância e a periodicidade com que você publica conteúdos. E, embora pareça simples de se medir, gerar os conteúdos não é tanto assim.
KPIs do E-mail Marketing
Taxa de Entrega:
Está representada pela quantidade ou porcentagem de e-mails que chegaram efetivamente à caixa de e-mails de nosso cadastrado. É uma boa referência sobre a qualidade de sua base de dados e do seu serviço de e-mail marketing.
Taxa de Apertura:
Corresponde à quantidade ou porcentagem de e-mails que foram abertos sobre o total enviado em sua campanha. Representa um bom indicador sobre o interesse que você gera em seu target e da qualidade do assunto que foi definido para sua campanha.
Taxa de Cliques:
O CTR (Click-Through Rate) indica o número ou porcentagem de cliques efetuados nos links incluídos em seu site. Este indicador é peça chave para a medição do nível de interesse que despertaram seus conteúdos ou peças enviadas aos seus cadastrados, assim como também a efetividade dos CTAs (Calls to Action) que tiver escolhido.
Taxa de Conversão:
Quantas conversões foram geradas em meu website a partir do envio de minha campanha? Este KPI responderá a sua pergunta. É fundamental que as estatísticas de ambos meios (e-mail marketing e website) se encontrem integradas entre si.
KPIs do Marketing de Conteúdos
Visitas Únicas:
Compare distintos tipos de publicações para determinar qual tipo de conteúdo resulta mais interessante, a partir do número de visitas geradas pelo novo post publicado ou pela nova página incorporada ao seu site.
Localização Geográfica:
Conhecer a localização geográfica da maior parte de seus visitantes te permitirá adaptar o estilo, o tom e o tipo de informação ao perfil do seu target. Para conhecê-la crie uma conta no Google Analytics e registre seu site.
Tráfego Móvel:
Este KPI está ganhando cada vez mais notoriedade, desde o furor gerado pelo aumento do uso de dispositivos móveis (como smartphones, tablets, etc) nos últimos anos. Se um maior número de visitas é a partir destes dispositivos, você saberá que deverá adaptar o conteúdo com suas telas, maximizando seu desempenho ao deixá-lo mais visual e sintético.
Taxa de Rejeição e Tempo Médio:
Em termos de conteúdo web, uma taxa de rejeição alta indica que o material gerado não corresponde ao que o usuário esperava encontrar no momento de ingressar ao seu site. Além disso, o tempo médio de cada visita é também um indicador de relevância de seus conteúdos para seu público-alvo, já que indica o tempo que passaram no seu site.
Comentários:
Um post com muitos comentários é um claro indicador do interesse gerado em sua audiência. Conteudo, um post com poucos comentários nem sempre indica falta de interesse. Frequentemente as pessoas evitam comentar e diretamente demonstram seu interesse compartilhando o conteúdo nas redes sociais.
Impacto Social:
O número de vezes que tal conteúdo foi compartilhado nas redes sociais é um claro indicador da relevância do mesmo.
Você já aplicou os KPIs em sua estratégia de inbound marketing? Não? O que está esperando? Lembre-se que no Marketing Online, o que não se mede não se pode melhorar!