Comportamento

Óculos, além de cuidado, expressão de personalidade

Quem usa sabe que o óculos é praticamente uma extensão de nosso rosto, e por isso é importante saber escolher o formato ideal.

A visão é um sentido extremamente importante para o designer gráfico. Claro, há outros tipos de designers que não dependem tanto desse sentido, mas como a maioria dos designers sempre necessita de uma interação visual, é importante cuidar corretamente da visão, e como um dos meios mais comuns para corrigir os desvios perceptuais é o uso de óculos, vamos falar um pouco deles e de como escolher os óculos ideais para o seu formato de rosto.

Recentemente falamos de lentes de contato, e até citei o caso que eu, como agrego também funções de fotógrafo em meus trabalhos, recomendo o uso das lentes durante os trabalhos de fotografia (o motivo é que uso o viewfinder, ao invés do display – prometo escrever um artigo explicando sobre os componentes de uma câmera). Entretanto, o meio mais comum para se corrigir as deficiências visuais ainda são os óculos.

Apesar de haverem referências históricas datando do século V a.C., em que os egípcios retratavam o uso de lentes de vidro, foi somente no início do século XII que as experiências em óptica de Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon que levaram à invenção dos óculos modernos. Ainda que, no início do século XIX ainda fossem muitos utilizados os monóculos, ou até mesmo óculos sem armação, seus formatos começaram a ser diferenciados, acompanhando a estética facial do usuário.

Hoje, os óculos, além de um corretivo, se tornaram uma forma de expressão de estilo, podendo ser encontrados nos mais variados materiais e formatos, mas você sabe qual o formato de óculos ideal para você?

Scientists have identified NINE distinct face shapes five new groups | Daily Mail Online
Dr Kendra Schmid,especialista em reconhecimento facial, e outros cientistas, reconhecem nove formatos distintos de rosto.

Desses formatos, cinco são os mais considerados pelos profissionais da área ótica ao recomendar um óculos, até porque os demais formatos são variações desses principais.

modelo de óculos

A combinação dos formatos de óculos e formatos faciais, tendem a gerar contraste de formas. Isso quer dizer que, excetuando-se o rosto redondo, o formato mais usado são os óculos de armações redondas. Isso não quer dizer que alguém com o rosto redondo não possa utilizar óculos redondo, mas a escolha do óculos precisa ser mais cautelosa se você pretende fazer uma escolha charmosa e estéticamente agradável. Da mesma forma, uma pessoa que possua um rosto quadrado deve evitar lentes desse formato, ou procurar lentes que tenham formato retangular fino, de forma a gerar o maior contraste possível entre os formatos.

Os óculos redondos são, de fato, os mais versáteis. Desde os modelos “aviadores” e “caçador” (tenho rosto redondo e meu óculos de sol é “estilo caçador”, e fica muito bem no meu resto), até os modelos mais clássicos, como os icônicos óculos redondos de John Lennon, Ozzy Osbourne, e Steve Jobs, esse formato apresenta classe, estilo, e atemporalidade. Mesmo os modelos mais clássicos são ainda uma expressão de personalidade.

Uma dica? Nos site das Óticas Green você tem também outros modelos de óculos redondos combinam com os mais variados tipos de rosto, dos mais modernos aos mais atemporais.

O fato é que os óculos por serem acessórios de uso mais constante, formam, juntamente com o seu rosto uma impressão marcante, e por isso é tão importante a boa escolha deles.

Você também usa óculos? Qual a combinação do seu rosto e da armação, e qual seu formato de óculos favorito?

Clique aqui para comentar ( )