A Segunda Guerra Mundial parece ser uma fonte inesgotável de grandes histórias para o cinema, sejam romances impossíveis, heróis improvavéis ou lições de amizade e companheirismo que só o front de batalha é capaz de forjar. Em sua primeira incursão nesse universo, Robert Zemeckis (De volta para o Futuro, Forrest Gump e O Náufrago) volta às telas com um filme de espionagem, repleto de reviravoltas e referências que rementem à época dourada de Hollywood.
Em uma bela sequência de ambientação, acompanhamos a chegada do espião franco-canadense Max Vatan (Brad Pitt) a uma Casablanca ricamente recriada, desde os carros ao impressionante figurino indicado ao Oscar. Com a missão de assassinar o embaixador alemão no Marrocos, ele conta com a ajuda da bela combatente da Resistência Marianne Beausejour (Marion Cotillard).
Sem pressa, vemos o roteiro de Steven Knight construir um clima de conquista e romance que é finalmente consumado em uma tórrida cena de amor no interior de um carro durante uma tempestade de areia. Depois de cumprirem a missão, já perdidamente apaixonados, os dois espiões decidem se casar e constituir família em Londres, onde Max vai trabalhar em serviços burocráticos.
É nesse ponto em que a trama dá uma guinada e vemos Max ser alertado pelo alto escalão da Força Aliada que a sua esposa é, na verdade, uma espiã nazista. Mesmo sem acreditar, ele parte em uma missão contra o relógio para descobrir a verdade sobre Marianne.
Aliados (Allied – EUA/2016) é um filme intenso de excelentes cenas de ação e um suspense habilmente conduzido até o final da história. Com estreia no dia 16 de fevereiro, Aliados merece ser lembrado mais pelo seu valor cinematográfico do que pelos agitados bastidores. Confira o trailer.