Olá, leitores.
Talvez você seja contra a Copa do Mundo no Brasil. Talvez seja à favor. Eu já fui à favor, já fui contra e agora estou no “tanto faz”. Não é omissão, apenas não estou dando importância para o fato, visto que a cada dia que passa, nosso país sofre mais e mais com a falta de segurança, de saúde, de educação, entre outros. Tudo bem que se destine verbas grandes para esses itens básicos, mas é fato que a administração dessa verba não é bem feita.
Então, prefiro tentar, através da minha profissão, fazer minha parte por um Brasil melhor e, trazer aqui algumas coisas que jugo importante pra todos vocês, queridos leitores.
E uma dessas coisas importantes é a arte, pura e simples como deve ser, e sempre acessível para todos. Hoje trago aqui mais um trabalho da dupla de grafiteiros Os Gêmeos. A dupla é referência mundial nesta categoria artística e, agora, foi convidada a grafitar a fuselagem do Boeing 737, da Gol, que será utilizado pela Seleção Brasileira de futebol durante a Copa, mas que depois será incorporada à frota da companhia.
A figura humana amarelada de formato icônico é a característica principal nas pinturas de Otávio e Gustavo. Para mim, de certa forma, representa sim a mistura do povo brasileiro, visto que no nosso país, cada pessoa pussui uma cor. Não que a mistura ou a síntese de nossas cores resultasse neste amarelo, mas para efeitos de liberdade artística, representação gráfica e identidade, creio que cumpre o seu papel. E os caras já tem uma bagagem de muito sucesso, logo não me cabe aqui ficar julgando.
A Gol fez uma escolha certa ao convidá-los para esta tarefa. Percebo aqui que foi feito o trabalho correto: o de transmitir visualmente a verdadeira identidade brasileira, em um trabalho feito por brasileiros para representar a Seleção Brasileira de Futebol. E, vendo assim, de longe, não me pareceu ter participação de patrocinadores e outros interessados, como o que fica quase que provado na Identidade do Evento, conforme observações e relatos de muitas pessoas.
A intenção da dupla é que o público se identifique com algum dos rostos pintados no avião. “Todo mundo já pensou em caminhar sobre as nuvens. E isto só é possível com um avião e as caras pintadas nele”, explica Otávio. E vou além. Ali está explicito o povo brasileiro dizendo: “estamos de olho”. O que me deixa à vontade de dizer que a dupla fez até uma certa referência aos protestos do povo no Brasil.
Um abraço e até a próxima, pessoal.
Referências:
Imagens: Junior Lago/UOL