Quando pensamos em mudar a decoração ou iniciar uma reforma, por menor que seja logo nos vem em mente o transtorno e o orçamento apertado, mas às vezes pequenas mudanças na decoração podem ajudar a renovar o ambiente de nossa casa. Uma forma simples de fazer isso é mudando a pintura dos ambientes. As tintas têm a capacidade de transformar de maneira prática e econômica.

As cores podem marcar e mudar os ambientes, reforçando o estilo e adicionando personalidade à decoração. Elas necessitam de combinações harmônicas para tornar os ambientes mais bonitos, charmosos e agradáveis, criando assim sua identidade visual. Um dos maiores desafios quando se fala em decoração está em entender a compatibilidade das cores e como elas podem ser aproveitadas em cada espaço. Cada tom exerce um efeito especial e interfere até no comportamento do (s) morador (es). Enquanto uma cor transmite agitação, a outra ajuda a manter o ambiente equilibrado.

Sugestões de cores para cada ambiente

Sala de Estar: por ser um lugar acolhedor, deve haver o equilíbrio de cores para ressaltar a sensação de recepção. As visitas precisam sentir-se acolhidas e relaxadas no ambiente, por isso, não é aconselhado sobrecarregar a sala com cores cítricas. Experimente tons de vermelho, amarelo ou laranja para estimular pensamentos. Para acalmar as emoções, tons de verde e azul são mais indicados.

Iteriores

Sala de Jantar: o ambiente reservado para as refeições requer cuidado e nada de exageros. É recomendado o uso de cores neutras, o que não quer dizer apagadas e sem graça. Experimente bege, creme e tons suaves de verde.

Iteriores

Quarto: é o lugar de descansar e recuperar a energias, por isso, escolha cores frias, como o verde e o azul, porém não dispense o uso de uma cor quente para dar algum detalhe ao ambiente.

Iteriores

Cozinha: os tons usados para esse espaço devem favorecer um clima de descontração e convívio, além de ressaltar a idéia de limpeza. O uso do amarelo, pêssego e tons suaves de rosa são uma boa pedida. O branco também é uma boa aposta para ampliar o ambiente e deixá-lo com uma aparência clean.

Iteriores

Banheiro: cuidado redobrado com o excesso de cores ou detalhes em espaços pequenos para não sobrecarregar a decoração, além de evitar cores escuras. Prefira tonalidades que ajudem a criar um clima de relaxamento, como lilás, azul, verde e laranja.

Iteriores

Escrito por Mariany Carvalho

Clique aqui para comentar ( )