Sim, por quê? Foi o que a e-goi pensou quando recebemos a newsletter da Easelly há alguns meses. Confira este “call-to-action”:
“Unsubscribe”? Inicialmente achavamos que era apenas um lapso textual (há um outro link de remoção, muito mais pequeno, no rodapé do email), mas afinal se trata mesmo do link real de remoção – quem clicar naquele botão enorme “Unsubscribe” vai ter à página de descadastramento da lista.
Bem, pode acontecer a qualquer um. Mas o realmente estranho é que só há cerca de uma semana (e já depois do envio de mais duas outras newsletters com o mesmo problema) a Easelly reparou no erro e tirou o botão.
Minha nossa, como foi possível?
Provavelmente um engano no template. O pessoal da Easelly deve ter criado a newsletter com base no modelo de um email de confirmação de remoção mas se esqueceram de mudar o próprio botão de remoção. É daquelas situações em que pedir a alguém para rever o email antes de enviá-lo ajuda a evitar hecatombes :)
Mesmo assim, é possível que neste caso a hecatombe tenha sido só um tombinho, pois o link de remoção não remove logo à primeira (é preciso clicar depois outra vez em “remover” para sair da lista, o que também não é nada bom, mas falaremos disso noutro artigo). Portanto, como não deve ter havido um surto de remoções, a Easelly terá demorado bastante a reparar na falha. Mas ainda bem que resolveram o problema, porque gostamos muito de receber os emails deles (e têm um dos mais práticos e simples serviços de criação de infográficos online que já vimos). Esperemos que tenha sido uma boa lição de marketing para a Easelly – e um aviso para todos nós :)