Cinema e Séries

“Pose”: Série de Ryan Murphy com elenco transgênero será exibida no Brasil pelo Fox Premium

Colorida, divertida e empoderada, Pose dá voz as minorias

“Pose” é a nova série de Ryan Murphy (American Horror Story e Glee) para a FX e será transmitida no Brasil  com exclusividade pelo canal FOX Premium e FOX App.

A produção possui 8 episódios de uma hora cada e conta com o maior elenco de atores transgêneros da história da televisão americana e o maior elenco LGBTQ de uma série já produzida.

Essa será a primeira série a comunicar-se oficialmente por meio da linguagem inclusiva em português, ou seja, a legenda substituirá o gênero gramatical para se referir a conjuntos de indivíduos de ambos os sexos.

A produção é um drama musical onde o pano de fundo é o universo da dança e vestimentas da subcultura de Ballroom (salão de baile) em Nova York.

A série se passa no fim dos anos 80 e apresenta uma visão profunda ao mesmo tempo colorida e harmoniosa da situação da comunidade homossexual da época, evidenciando a luta, ainda constante, a favor da inclusão.

1º Episódio – “Pilot”

Ao ver o primeiro episódio de “Pose”, a sensação é a de assistir à um filme com uma fotografia colorida e agradável. Ambientada em Nova York no fim dos anos 80, a série te transporta para esse período facilmente através dos figurinos, referências e música. A narrativa se divide entre personagens com personalidades, histórias, posições sociais e objetivos diferentes.

Por ser o primeiro capítulo e a primeira vez que somos apresentados aos acontecimentos, a impressão que fica é a de que pegamos o assunto pela metade. A forma repentina como os personagens aparecem e o desenvolvimento das situações, deixa quem assiste um pouco confuso. Outro ponto é a música, ela é presente e ausente ao mesmo tempo. Há cenas em que a canção é o personagem principal, mas em outras, a falta de uma simples trilha deixa os diálogos e transições de cenas muito silenciosas.

Mesmo com diversos personagens, os assuntos são entrelaçados. Podemos ver a reivindicação social, liberdade sexual, afirmação da identidade, discriminação não só na sociedade como na própria comunidade LGBTQ e o início das epidemias do HIV/Aids. Além de nos relembrar sobre as lutas da comunidade transexual que é constantemente atacada e desprezada.

Apesar do tema central ser de empoderamento, a abordagem dessa temática é feita de maneira leve e divertida, despertando algumas risadas em meio ao drama.

“Pose” é uma série que dará voz e apresentará as dificuldades enfrentadas por quem foi pioneiro em expor sua personalidade e opiniões ao mundo conservador.

Com atuações de um elenco transgênero, composto por MJ Rodriguez (Saturday Church), a modelo Dominique Jackson, a modelo e atriz Indya Moore, Hailie Sahar (Mr. Robot) e Angelica Ross (Claws) ao lado dos atores estreantes cisgéneros Ryan Jamaal Swain, Dyllón Burnside e Angel Bismark Curiel.

Além de contar com Evan Peters (American Horror Story), Kate Mara (Quarteto Fantástico), James Van Der Beek (Dawson’s Creek), o ganhador do Prêmio Tony® Billy Porter (Kinky Boots) e Charlayne Woodard (Law & Order). 

A produção estreia na sexta, 28 de setembro, com todos os episódios de uma só vez no FOX App para assinantes dos pacotes FOX+ e FOX Premium.

Na TV, um novo episódio exibido por semana também a partir de 28 de setembro, sempre às 22h, no FOX Premium 1.

Clique aqui para comentar ( )