Continuando a série de posts sobre profissões na área da Moda, esse artigo falará um pouco sobre um profissional que é presente em outras áreas além do vestuário, no caso o Coolhunter, o responsável por prever, com antecedência de até 2 anos, tendências que podem se tornar hits.
Como ele prevê tendências?
Como não existe bola de cristal, o que resta para ele é ir em festivais, ruas movimentadas das mais diferentes cidades do mundo e identificar pequenas aparições e expressões, fotografando e anotando tudo o que vêem de diferente do comum, ou seja, não buscam coisas que já estão em alta no momento pois não lhe interessa, o presente para nós é o que ele pesquisou há 2 anos.
Antes que pensem que ele é um turista metido a fotógrafo, isso ainda não é nem metade do trabalho dele. O cool hunter deve estar antenado em acontecimentos políticos e sociais de cada local pesquisado para que mais para frente possa relacionar a outros fatores que ainda serão explicados.
Após pesquisar em centenas de lugares, festivais e até em blogs (como o design culture), ele vai relacionar cada microtendeência que captou durante suas viagens e dividirá tudo em grupos e subgrupos, assim como nós designers e publicitários organizamos público-alvo primário e secundário, que identificará se o uso de tal roupa ou tal acessório é algo que pode se tornar uma tendência mundial ou somente de áreas isoladas.
Normalmente essas pessoas em que são identificadas essas microtendências são chamadas de inovattors (inovadores), esse pequeno público é muito importante para o coolhunter pois ele influenciará diretamente os early adopters, que não são tão inovadores mas estão radicalmente antenados em mídias sociais e se arriscam em ‘copiar’ os innovators. A partir deste momento a tendência começa a ganhar força por conta dos trendsetters, constituídos por atores, cantores, e astros em geral, que passam a usar em shows, entrega de Oscar, aparecerem na TV e em vídeos no youtube, enfim, em todas as mídias possíveis, aí chega o momento que essas roupas usadas pelos artistas vão para as famosas lojas de departamento, onde a massa, conhecida como mainstream terá acesso à compra e depois da saturação dessa moda chega a vez dos late adopters, constituído pelas pessoas que mesmo com as lojas de departamento ainda não tinham acesso a tal produto ou apenas não queriam comprar pois todos os outros estavam usando e passaram a obtê-lo após a ‘febre’. O curioso disso é que quando a tendência passa dos innovators para os early adopters, os primeiros param de usar esse artigo e já iniciam um novo ciclo.
Qual a importância do cool hunter para a moda? Ele só serve pra falar pros consumidores o que estará ‘super fashion’ daqui um tempo?
Para divulgar essa nova tendência existem os blogs, que informarão essa tendência uns 6 meses antes, e a real importância do coolhunter é de informar a industria textil e confecções para que as lojas já estejam vendendo isso quando a moda entrar em alta, pois por conta da Moda ter um ciclo rápido, a produção de roupas não é tão rápida e precisa estar preparada para o que vem pela frente.
Nesse post eu resumi a profissão coolhunter, é claro que o trabalho de quem faz isso é bem mais árduo do que parece ser, e suas previsões tem que ser exatas, já imaginou a tragédia que seria produzir algo que ninguem compraria? É óbvio que alguém seria demitido. No próximo post dessa série falarei um pouco sobre o trabalho do estilista e sua importância para moda, e deixo claro desde já, que ninguém faz moda sozinho, como puderam perceber nesse post.
Agradeço a Casa de Criadores (http://casadecriadores.uol.com.br/ ) que organizou uma palestra sobre coolhunting, a qual me foi muito útil para a elaboração dessa postagem.
Sites úteis que ajudam coolhunters:
the Coolhunter : http://www.thecoolhunter.net/
the Sartorialist : http://www.thesartorialist.com/
Lookbook : http://lookbook.nu/
Qualquer dúvida que tiverem podem perguntar aqui nos comentários que terei prazer em responder.