Jerome McCarthy, da Universidade de Michigan, foi o responsável por agrupar elementos de marketing em 4 grupos que ficaram conhecidos como “os 4 P’s”: Produto, Preço, Praça e Promoção. Essas variáveis e suas combinações tem por objetivo melhorar a performance do produto no mercado, de acordo com o plano de marketing traçado pela empresa.
Os 4 P’s podem ser usados por designers que se ocupam de traçar estratégias e também pode servir como ferramenta de análise de setores e produtos concorrentes, identificando, por exemplo, em quais dos P’s estão concentrados os apelos de determinada marca. No design de embalagens, o P de Praça vira Ponto-de-venda (tipo de loja, armazenamento, merchandising) e a Promoção é tratada também como Publicidade.
Pensar nos 4P’s pode ser determinante para o sucesso de um projeto de design pois torna o produto ou serviço mais atraente, uma vez que o posiciona melhor para o público-alvo. Vamos à uma rápida descrição de cada um:
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Produto
Tudo que se oferece para suprir uma necessidade. Alguns produtos muito inovadores criam a sua própria necessidade, tornando-se indispensáveis (como o abridor de latas). Além disso, os produtos podem ser tangíveis (físicos) ou não. Exemplos: bens, serviços, pessoas (Neymar, Lady Gaga), locais, organizações, idéias, marcas, etc.
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Preço
Há quem diga que preço é um fator primordial na decisão de compra. Atualmente, a população adquiriu melhor noção dos valores e está com maior senso crítico de suas aquisições e, por isso, as empresas devem estar atentas em como as variações de preço são percebidas pelo consumidor.
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Praça (ou Canal)
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Promoção (ou Comunicação)
Como o consumidor tomará conhecimento que determinado produto existe se não houverem ações nesse sentido? Novamente a psicologia se une ao marketing para persuadir, convencer, mostrar-se confiável e comunicar os benefícios de um produto, fazendo com que você ache justo ou morra de vontade de gastar seu dinheiro com ele.
Além desse método publicitário, mais conhecido e visto, entram aqui as promoções, que oferecem uma vantagem por um período de tempo; a assessoria de imprensa, que atua junto aos meios de comunicação; e a venda pessoal, ação direta que se dá através de um agente (vendedor) que incentiva a compra; e outros.
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Para finalizar, seja qual for o P que você deseja concentrar suas forças, não esqueça que o ideal é atingir um equilíbrio entre produto, preço, praça e promoção. De nada adianta ter um bom preço se o produto não for bom. De nada adianta custar barato se ninguém souber dos descontos e da promoção. De nada adianta ter um bom produto com um bom preço, se não tiver um bom ponto-de-venda. E assim por diante. Ajuste seus Ps e boa sorte!