Antes de começar esse artigo quero que você imagine sua rotina com o celular: primeiro você acorda com o alarme dele despertando, depois você aproveita que já está com ele na mão para checar os e-mails que chegaram enquanto você dormia e depois faz um selfie para postar no Facebook.
Então, depois de ver sua timeline, você levanta, escova os dentes e enquanto toma café já vai direto para o whatsapp ver o que está rolando nos grupos. Depois de interagir um pouco e terminar seu café, é hora do trabalho ou da faculdade. Mas não tem jeito, o celular não te larga e você não larga ele, pois aonde vai rolar aquela musiquinha para animar o dia? E assim vai num ciclo vicioso até o raiar de um novo dia.
Estima-se que em média cada um dos quase 200 milhões de Brasileiro possua dois celulares. Destes, 18 milhões acessam a Internet por ele, sendo 5 milhões via tecnologia 3G. São números terrivelmente assustadores, o que hoje já provoca a chamada “dependência do celular” ou “nomofobia” como é conhecida tecnicamente. Traduzindo: medo de ficar sem o aparelho ao alcance da mão. Confirma mais números como esses no infográfico abaixo.
É pensando nessa compulsão pro informações instantâneas que as formas de se anunciar na publicidade mudaram. A propaganda mobile vem cada vez mais ganhando força e adeptos no mundo comercial e empresarial. Afinal, quanto mais rápido uma audiência é impactada, melhor para o consumidor e para os anunciantes, que podem encontrar e ter seu produto ao alcance do olhar. Mas será que vale mesmo investir? Me acompanhe durante esse texto que eu vou te mostrar que sim.
Definindo: o que é propaganda mobile?
Informalmente podemos definir como um conjunto de técnicas e práticas para promover produtos ou serviços através de dispositivos móveis. E aí não importa qual é o aparelho: android ou smart phone, muito menos a marca: apple ou Samsung, Sony ou Nokia. Todas possuem o requisito principal para carregar uma campanha publicitária: agilidade e interatividade.
No Brasil ainda é pouco difundida e conhecida. Até mesmo o seu uso é mau feito, não existindo muitas agências que conhecem bem a tecnologia para operá-la. Mas é tão complexa assim? Sim, por incrível que pareça, pois como vou te mostrar mais para frente, se não houver uma segmentação adequada, de nada vai adiantar.
Por outro lado, nos Estados Unidos, a propaganda mobile ou publicidade móvel, já é tendência confirmada. Acredita-se fortemente que em outras partes do globo, como países asiáticos e Europa, ela também vem com força total. Ainda não entendeu o impacto disso? Então fica comigo e venha conhecer os números que a tornam tão especial.
Os números
De acordo com dados da pesquisa do eMarketer, consultoria especializada em marketing e e-commerce, até 2016 os investimento em propaganda mobile vão sofrer um aumento de 40% em relação a 2013, chegando a marca de US$ 100 bilhões. Isso deve representar um quarto do investimento em mídia no mundo todo.
Ainda nas previsões do eMarketer os EUA movimentarão US$ 40,2 bilhões em 2016, seguido por China com US$ 22,1 bilhões, Reino Unido com US$ 11,1 bi em 2018 e Alemanha com US$ 5,2 Bi também em 2018. Veja esses dados nas imagens abaixo.
Há ainda uma estimativa que 2017 seja o ano da virada em relação a publicidade móvel, gerando US$ 2,7 Bilhões de investimento, o que colocará o Brasil em 9o lugar no ranking mundial. Mesmo com números persistentemente baixos no país, dificultado pelo fato de 80% da base serem de celulares pré-pagos, já representa uma grande transformação no mercado publicitário.
Formatos e aplicações
Depois de entender a proporção que o negócio de propaganda mobile está tomando, você deve estar se perguntando: Como posso aplicá-la? Quais são seus formas mais comuns? Calma que fiz essa seção justamente para te explicar isso, vem comigo.
SMS
Essa é a maneira mais antiga no uso da publicidade por dispositivos móveis. É normalmente mais indicada para ser usada com os atuais clientes da empresa ou loja, pois eles já forneceram e autorizaram que seu número de telefone fosse usado para esse fim. Aqui você também faz promoção, avisa sobre destaques, descontos e muitas outras atividades, depende do seu ofício.
MMS/Whatsapp
Funciona da mesma forma que o anterior, só que permite você enviar imagens e vídeos também, não apenas texto. Aqui você pode alterar cor e som do conteúdo enviado.
Vídeo ads
Se trata basicamente do envio de filmes (curtos) para divulgar um produto ou serviço. Porém deve ser usado com atenção; é preciso ter uma estratégia própria, considerando o senso de urgência do meio e o tempo gasto no celular. Não é para postar qualquer coisa a torto e a direita.
Mobile App-in ads
forma bem clássica e mais comum de ser vista e lembrada. São aqueles banners e/ou conteúdos pagos inseridos dentro de aplicativos. É o mais usado pois permite uma alta segmentação público, de acordo com o perfil do usuário e sua localização geográfica através de GPS. Representa uma taxa de cliques 10 vezes maior, atraindo maior retorno sobre investimento (ROI).
Os benefícios
Agora que você já sabe onde usar e como usar, já deve ter captado as vantagens da propaganda mobile. Mas, para deixar isso bem claro, resolvi fazer um check-list, então, acompanhe abaixo e veja se é isso mesmo que você pensou.
- Ajuda o consumidor no momento da compra
- Analise o comportamento do consumidor
- Direciona a intenção de compra através da geolocalização
- É relativamente barata
- Da resultado se aplicado corretamente
- É bem flexível
- É interativa e ágil
É isso mesmo que você tinha chegado a conclusão? Não? Então me conte nos comentários ao final do post o seu resumo e aproveita para deixar as desvantagens que você enxerga. Antes disso, vamos a um rápido resumo.
Por que Investir na propaganda mobile?
Com toda certeza, os celulares estão cada vez mais presentes em nossas vidas, especialmente com os avanços tecnológicos. E nesse contexto, nós como criativos devemos ficar atentos as tendências e procurar explorar ao máximo tudo que elas tem a oferecer.
A publicidade móvel não apenas influencia no modo de decisão de compra dos usuários, como vimos, mas moderniza toda uma forma de comunicação tradicional na qual éramos acostumados a ver. Ela rompe barreiras, e é exatamente por isso que precisamos entender para onde vai, quem atingir e como criar para esse meio tão novo. Aonde e como atingir o consumidor são duas das barreiras que o mobile quebra.
Óbvio que a estratégia e a criatividade permanecem sendo desafios constantes, mas vemos que cada vez mais alternativas vão sendo criadas e o mundo dos negócios vão girando. Por isso, precisamos agregar valor a cada minuto e não deixar que fiquemos presos ao tradicional box da mesmice.
Gostou do post? Então fique a vontade para curtir nas redes sociais e compartilhar com todos aqueles que você tem certeza que serão impactados por essa mensagem.