Publicidade audiovisual personalizada: filmes produzidos especificamente para a marca revertem mais lucro aos anunciantes

Imagem: Produção publicitária audiovisual produzida dentro de uma das Lojas CEM com Patrícia Paes, que é atriz, apresentadora e estrela dos filmes das Lojas CEM há mais de 15 anos. Crédito: Paprika Filmes

O consumidor moderno é muito bem informado e valoriza o processo de fabricação e a origem dos produtos que consome. Quantas pessoas já não deixaram de consumir determinada marca quando ficaram sabendo da sua relação com testes em animais, práticas não sustentáveis e formas de contratação duvidosas? Por isso, as empresas precisam ser cada vez mais transparentes quanto ao seu posicionamento, já que essa característica, casada com a era das redes sociais, faz com que as marcas corram o risco de serem “canceladas” por qualquer deslize, inclusive na produção de seus filmes publicitários.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ElectronicsHub, o brasileiro permanece, em média, 9 horas e 32 minutos por dia em frente às telas. Por outro lado, a grande quantidade de anúncios audiovisuais veiculados dificulta a absorção das mensagens publicitárias. Isso exige que as produções sejam personalizadas, ou seja, estruturadas estrategicamente a partir do posicionamento e da identidade da marca, mais direcionadas ao seu público-alvo e, principalmente, mais criativas.

Produção em massa x personalização

Com o fácil acesso a estúdios e equipamentos de filmagens, nos últimos anos surgiram algumas plataformas que disponibilizam vídeos pré-prontos – muitas vezes com as celebridades do momento – para a utilização em anúncios com um baixo custo para a marca.

Em um primeiro momento, ter o galã da novela das 21h em seu anúncio pode brilhar os olhos de uma empresa varejista de pequeno a médio porte, por exemplo. No entanto, como esses vídeos pré-gravados são adquiridos por empresas de todo o Brasil, a credibilidade da marca começa a correr riscos. Isso acontece porque, como os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, muito provavelmente eles irão perceber que aquele vídeo é utilizado em anúncios de várias marcas ao mesmo tempo – muitas vezes até do mesmo setor e concorrentes.

Apesar de estar em franca expansão – de acordo com dados da Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022 no Brasil -, o setor está sendo prejudicado por essa produção em massa, que míngua as oportunidades de investimento em filmes personalizados e também não cumpre o objetivo da anunciante de estar mais próxima do seu consumidor.

Segundo uma pesquisa da Eventbrite, 79% dos consumidores também preferem investir em experiência. Neste sentido, os filmes publicitários precisam ser cada vez mais únicos, explorando as ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo criativo. Isso faz com que o sentimento e a experiência gerados por essas produções sejam determinantes para a escolha do público pelas marcas que serão consumidas.

Assim, é essencial que tanto os gerentes de marketing das empresas, quanto as agências de publicidade estejam cientes da importância da produção audiovisual publicitária personalizada e bem estruturada de acordo com a missão e os valores da empresa. Isso irá alavancar a boa imagem e o engajamento da marca perante seu público e, consequentemente, mantê-la cada vez mais competitiva no mercado.

Imagem: Patrícia Paes, atriz, apresentadora e estrela dos filmes das Lojas CEM há mais de 15 anos. Crédito: Paprika Filmes

Foto: Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes

Sobre a Paprika Filmes

Com 20 anos de atuação no mercado audiovisual, a Paprika Filmes é referência na produção de vídeos comerciais e institucionais. Com profissionais inseridos há mais de 30 anos no mercado publicitário, atende agências de publicidade e empresas, somando conhecimento e excelência. Da captação à pós-produção, a Paprika possui ambiente criativo e os recursos necessários para produzir filmes de produtos e serviços para indústria e comércio; vídeos e animações para comunicação interna, treinamentos e ensino à distância; audiovisuais para convenções, programas, feiras, eventos e podcast; e imagens aéreas captadas por drones. Dentre seus vídeos já produzidos destaca-se a animação “A bike do vovô” para as lojas CEM, premiada pelo “Profissionais do Ano”, da Globo, e selecionada e exibida em festivais de quatro países. Saiba mais: www.paprikafilmes.com.br | @paprikafilmes

Related posts

Dengo Chocolates lança primeira trufa com embalagem zero plástico do mercado

Do planejamento a implementação da estratégia com seu time de design

Burger King® Brasil comemora 70 anos da marca e mostra que a chama continua acesa