Design

PUBLICITÁRIO CRIA MARCA DE T-SHIRTS COM REFERÊNCIAS DE DESIGN PARA CRIATIVOS

Já imaginou se existisse uma marca feita especialmente para criativos e amantes do design? O publicitário de Uberlândia (MG), Felipe Santos, 24 anos, imaginou e criou a mockupshop – your design here, uma marca de t- shirts com referências de design que já começa no nome (entendedores entenderão).

A missão da marca é disseminar o conhecimento e a cultura do design por meio de estampas únicas. A maioria delas são minimalistas, mas com referências nada simples que só quem faz parte desse mundo criativo vai entender. Todos os modelos são autorais e as inspirações passeiam pelo universo da Arte, Ilustração, Tipografia, Fotografia, Fashion, Pop Culture e derivados do design.

O início da ideia veio durante o projeto final de faculdade

A ideia começou a nascer em 2016, quando o Felipe ainda estava na faculdade. “Durante a faculdade, a moda e criação foram coisas que sempre me interessaram. Tanto é que o projeto final da minha equipe foi uma plataforma inteligente de moda. Em uma das apresentações, tive a ideia de fazer camisetas personalizadas com os interesses de cada um do grupo e de cada um dos professores da banca. Obviamente, a minha camiseta estava relacionada ao design e criação. Sempre eu a usava na faculdade, algumas pessoas vinham comentar e elogiar a ideia. Foi aí que eu percebi uma oportunidade de negócio, mas deixei a ideia guardada para o momento certo”.

Mas as coisas começaram a acontecer recentemente, quando ele começou a trabalhar sozinho e inaugurou o seu escritório de criação – moluscool | criação e mais um pouco, em Fevereiro de 2018. Depois de alguns meses se dividindo entre os projetos dos clientes, Felipe estava sentindo falta de ter mais liberdade criativa e decidiu se dedicar em mais um projeto autoral que representasse o seu mundo e não precisasse da aprovação de ninguém.

O lançamento oficial do projeto aconteceu no pixel show 2018

Em junho de 2018, decidiu que iria se arriscar e lançar essa ideia durante o Pixel Show 2018, um evento anual que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro e reuniu mais de 50 mil criativos na última edição em São Paulo. Foram quase dois meses de muito trabalho para tudo ficar pronto até o lançamento. “Depois de quase dois meses negociando um stand para participar do evento, eu ainda não sabia nem o nome da marca e não tinha nenhuma camiseta pronta. O momento de estruturação desse projeto foi caótico, pois ao mesmo tempo em que me dividia entre os clientes do escritório, eu tinha que pensar nas estampas, encontrar fornecedores de confiança, estruturar a loja virtual e cuidar de todos os detalhes que a gente só descobre na prática. Foi um risco enorme, mas se eu esperasse o momento certo para fazer, certamente ainda não teria feito.”


A ideia de unir os seus interesses em moda com o universo do design acabou dando certo: quase 70% do estoque foi vendido durante os dois dias do evento. Hoje as vendas são feitas na loja virtual e através do boca a boca dos amigos, principalmente aqueles que trabalham com design, criação e comunicação. “O negócio ainda é pequeno, mas é incrível saber que as pessoas certas estão gostando e vestindo o meu trabalho.

Essa é a vantagem de conhecer muito bem o seu público. Estar no lado de quem faz e de quem consome já facilita muito, mas todo dia eu aprendo alguma coisa nova.” Uma particularidade da mockupshop é usar o famoso boneco articulado como personagem da marca, sempre vestindo uma camiseta miniatura. A ideia veio quando Felipe estava tentando encontrar o conceito da marca e um possível símbolo que pudesse ser desdobrado não só nos materiais visuais, mas no processo de construção da marca. “Eu sonhei que o dia da primeira ação da marca no Pixel Show tinha chegado. No sonho, eu estava conversando tranquilamente com esse boneco em tamanho real, como se fosse algo normal, assim como é normal as vacas voarem e o cliente aprovar tudo de primeira rs. Acordei às 4h da manhã e pensei: é isso! Usar o queridinho dos criativos (principalmente ilustradores) se tornou o principal personagem da marca por ser genderless e sem padrões, representar a criatividade, ser versátil e, modéstia parte, ser muito simpático. Ele fez tanto sucesso no evento que as pessoas quiseram comprar os bonecos que levei apenas para tirar foto.”

A mockupshop conta com produtores independentes locais para fabricar todas as peças e tem um processo de produção quase artesanal, pois todos os detalhe são acompanhados de perto. “Ainda trabalho sozinho e gosto de cuidar de todos os processos do negócio, desde responder o cliente até fazer a embalagem do pedido. Quero que a minha ideia cresça, porém não muito. Não muito a ponto de comprometer a identidade dessa marca que sempre será feita por criativos para criativos.”

Para comemorar o dia do publicitário, hoje tem um cupom exclusivo com frete grátis* na compra de 4 ou mais camisetas. Só usar o código DIADOPUBLICITARIOSEMFRETE. (*) Frete grátis de até R$30. A quantidade de cupons é limitada e será válida até o dia 08/02/2019.

Clique aqui para comentar ( )