Olá leitores!!!
A pergunta de hoje é “Qual a sua marca?”, independente de ser artista ou pintor, todos nós deixamos uma marca por onde passamos ou no que fazemos, de modo que todos saibam que estivemos ali. Você já pensou nisso?
Acredito que vocês conheçam Stan Lee, o roteirista e criador de notáveis histórias em quadrinhos da Marvel, responsável por grandes super-heróis e vilões, como o Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Os Vingadores, Incrível Hulk, Demolidor e O Poderoso Thor. Conhecido por sempre dá um jeitinho de aparecer nos filmes e séries adaptados pela Marvel Comics. É como se essa fosse sua marca! O que já tornou hábito para nós procurarmos por ele em cada filme novo que é lançado pela Marvel.
Caso você não tenha percebido, ele sempre está lá de modo sutil, mas marcante. Seja interpretando um personagem sério como o militar que está na cerimônia de entrega de uma medalha ao Capitão América (2011), sempre tirando uma gracinha ou falando umas verdade como em Homem Aranha 3 (2007), quando o quadrinista comenta: ‘Você sabe, eu acho que uma pessoa pode fazer a diferença no caráter de outra pessoa’.
O que ninguém esperava era sua aparição também nos quadrinhos da DC. Na HQ do Superman, edição número 46, Stan aparece numa foto da lanchonete Big Belly Burguer (a mais famosa dos quadrinhos da DC) como um senhor de idade, funcionário do mês. Nomes como Curt Swam também aparece no prédio Swan’n Books, e Frank Quitely no Quitely’s Emporium.
Considerando essas aparições de Stan Lee em suas próprias obras, podemos comparar facilmente com pintores renascentistas do século XIV e XVI, como Leonardo Da Vinci e Michelangelo e até com o pintor naturalista Diego Velásquez. Em que em algumas de suas obras é possível notar seu autorretrato, seja participando da cena ou no ofício da pintura. É como se o fato de estarem na obra não apenas como autores das mesmas mas também como personagem fosse eternizá-los. Sempre ao olhar a obra iremos notar sua presente. Será inevitável assistir Um filme da Marvel e não perceber o toque de Stan Lee. Essas pessoas se tornaram parte de suas obras literalmente.
Esse é o diferencial deles, a marca. Algumas por vezes difíceis de perceber, entretanto estão ali. Observe mais, procure a marca das pessoas e deixe a sua. Lembre, marca é o espaço que você ocupa na mente das pessoas!
DESAFIO: Rafael Sânzio, autor da obra “A Escola de Atenas”, também está retratado nesta obra, junto de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Identifique-o!