Qual o sabor do rebranding da icônica marca global Pepsi

PepsiCo

Pepsi aproveita o marco de 125 anos para fazer o seu rebranding, usando visuais de alto contraste, uma paleta de cores atualizada, incluindo a cor preta e destacando o compromisso da marca com a Pepsi Zero Açúcar, um mercado mundial com previsão de crescimento de 9% até 2024. O novo logotipo e identidade visual prestam homenagem a rica herança da marca enquanto dá um grande salto em direção ao futuro.

A maior atualização é que a marca foi colocada de volta no globo yin-yang da empresa, onde vivia para qualquer criança dos anos 80 e 90, um retorno de nostalgia mas com uma grande diferenciação construída para justamente se distanciar da associação da Pepsi com açúcar. O preto começa com a marca da palavra, depois delinea o globo e se espalha para o que a equipe de design da Pepsi se refere como “pulso”, um padrão digital que sai do logotipo e se anima para qualquer batida de fundo.

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A adição de preto aumentou significativamente o pop dos visuais da Pepsi, permitindo que a marca cortasse o ruído das midias sociais e outros ambientes digitais que são definidos pela saturação dos olhos. Até o azul da Pepsi ficou mais rico ao longo do caminho, agora apelidado de “azul elétrico” ele se inclina para tons mais escuros do que dos azuis da Pepsi do passado.

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“A Pepsi reflete a próxima geração de consumidores” conclui Todd Kaplan, Diretor de Marketing da Pepsi. Retrospectivamente os redesenhos do logotipo Pepsi tendem a capturar a essencia zeitgeist cultural da sua época. Em 1998 abraçou o otimismo chamativo e vistoso do Y2K. Em 2008 abraçou as cores suaves e amadas pelo millennials e agora em 2023 nos traz o que a internet transformou hoje em cultura: uma animação digital ousada que mistura gráficos e fotografia, literalidade e abstração e transforma praticamente qualquer elemento adicional em colaboração instantânea de marca ao lado do logotipo da Pepsi, um logotipo que fica acima de tudo isso como um adesivo sem esforço.

Em geral o novo sistema de identidade visual de marca da Pepsi e lógico, flexivel e atual, ele foi projetado para funcionar tanto no instagram como em uma transmissão do NFL ou em moletons e outros produtos da marca.

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A Pepsi sempre impulsionou a cultura para oferecer experiências únicas para os clientes em tempo hábil ao mesmo tempo que permance icônica e atemporal. “Em sua essência a Pepsi é inspirada por ajudar  as pessoas a encontrarem novas maneiras de aproveitar sem desculpas as coisas que amam” disse Todd Kaplan, Diretor de Marketing da Pepsi. Em um mundo cada vez mais digital, o design revitalizado e distinto introduz movimento e animação no sistema visual, assim a Pepsi se move em espaços físicos e digitais, das prateleiras de varejo ao metaverso.

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Para Mauro Porcini, Vice Presidente Sênior e Diretor de Design da PepsiCo “A Pepsi é um exemplo de uma marca que se reinventou consistentemente ao longo dos 125 anos para permanecer parte da cultura pop e da vida das pessoas.” , “Nos projetamos a nova identidade de marca para conectar as gerações futuras com a herança da nossa marca, combinando a distinção da nossa história com elementos contemporâneos para sinalizar nossa visão ousada do que está por vir.”

Buscar esse ar retrô movimenta a percepção dos tempos áureos à frente da coca-cola e essa intenção de marca ousada e enérgica provoca o consumidor. Em um momento pós pandemia, onde estudos apontam mais sedentarismo, solidão e falta de energia, a marca acertou na estratégia completa Renata Tuccimei, especialista em estratégia de marcas, (tuccimei.com)

O sabor, é contar histórias convincentes e principalmente vivê-las!

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