Design

Que Design é esse? Conheça o curso de Design da CESAR School

O que para você seria um curso de Design inovador? Ser multi-áreas de estudo? Um curso de Design que une Design gráfico, industrial e digital, isso sem falar nas demais competências que um projeto dessa área engloba? Ou um curso que pensa em tecnologia e no futuro? Acredito que todas as respostas seriam concordando com as propostas.

Umas das maiores instituições tecnológicas do País, o CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife criou em 2017 a inovadora CESAR School que oferecerá a partir deste ano dois cursos, e os escolhidos para começar a graduação são Ciência da Computação e Design, esse segundo com pegada inovadora, característica do lugar (Porto Digital e o próprio CESAR). O curso do Design vem fugindo do conceito tradicional do que se aplica em outras instituições. Mas esse tal conceito vem despertando a curiosidade dos candidatos. Afinal, que design é esse?

Nos tempos atuais, o futuro estudante de Design busca cursar algo que ele terá destaque profissional e oportunidades de trabalho, para isto a CESAR School  pensa que a ideia principal é atender as demandas do mundo moderno de maneira multifuncional. Sem dúvidas, para isso, é preciso unir em um só curso design gráfico, industrial e digital, este último que vem se destacando nos últimos anos, isso sem falar nas demais competências que um projeto dessa área engloba. Segundo Luiz Araújo, coordenador do curso na CESAR School, por lá é valorizado um design voltado para área de tecnologia, explorando cases reais, que é parte da metodologia PBL (Problem-Based Learning), cuja abordagem é amplamente utilizada pela instituição. “Trazemos os problemas para os alunos e os orientamos para que eles desenvolvam soluções. Inicialmente iremos buscá-los, por exemplo, na mobilidade urbana. Inserimos o aluno na metodologia, ele identifica o problema, os usuários, os atores envolvidos, porque isso não diz respeito apenas a um indivíduo, mas toda uma rede de pessoas, e desenvolve uma solução. O resultado pode ser um sistema, uma tecnologia baseada em IoT (Internet of Things) ou, de repente, uma estratégia usando todo esse conhecimento de tecnologias da informação e comunicação”.

Quando se parte para a construção do projeto de um design formado através dessa metodologia, é possível ter uma visão um pouco mais concreta. “Tomando como exemplo o desenvolvimento de uma geladeira que vai interagir com o usuário, por gestos ou de qualquer outra forma, é necessário o conhecimento das três áreas básicas, princípios de desenho industrial, porque tem a ergonomia e o estudo de materiais; design gráfico, porque tem a interface; e todos os conceitos novos de design digital. Isso é uma tendência, não ficar preso em uma área de conhecimento apenas, oferecemos um conhecimento que vai muito mais além, que envolve questões sociais e ambientais”, explica Luiz Araújo. Então, esse é um curso que vai atender as demandas de um futuro breve ou mesmo imediato.

Nesse contexto, as disciplinas terão uma proposta de integração, fugindo do padrão onde cada professor desenvolve um projeto. Ao contrário disso, eles têm que estar alinhados para o desenvolvimento de soluções de forma complementar em cada módulo. Isso é refletido também na integração entre os dois cursos, Ciência da Computação e Design, trabalhando o perfil empreendedor, e a visão de futuro com o desenvolvimento de competências, atendendo uma demanda mais ampla com alguma inovação. Na prática, os cursos terão duração de quatro anos em regime integral: de segunda a quinta, pela manhã cada um tem suas disciplinas e à tarde se dividem em equipes mistas de Computação e Design, resolvendo problemas em comum. Na sexta, terão disciplinas de conhecimentos cruzados, como Empreendedorismo. “A ideia é que os alunos vivenciem um laboratório em tempo integral, começando com pesquisa em campo e, mais à frente, com a prática laboral dentro do curso. Como o período é integral o aluno não vai ter tempo de estagiar fora, então isso fica a nosso cargo.” finaliza Luiz Araújo.

A CESAR School em Recife está com processo seletivo em aberto, basta acessar: //www.osabduzidos.com.br.

Clique aqui para comentar ( )