Publi e MKT Rede de Academias Nova Yorkina Incentiva a Malhação de forma Incomum

Rede de Academias Nova Yorkina Incentiva a Malhação de forma Incomum

Por Diogo Mattos

Depois de algum tempinho sem postar nada (meu último post foi antes do natal de 2013) sentia que precisava de uma motivação para voltar a escrever, precisava de algo novo e totalmente surpreendente. Pois para mim, o conteúdo é muito mais importante do que escrever por escrever, do simples ofício mecânico que vai te deixando meio “burro”, com o perdão da palavra. Resumindo: a pauta tem que ser boa e chamativa o suficiente para me fazer sentar em frente ao computador e escrever. Pois bem, o momento chegou e a pauta é simplesmente fantástica.

No meu primeiro post do ano trago um tema curioso, mas pertinente todo início de ano: exercícios físicos e a consequente busca por uma academia de ginástica. Este aliás, foi o grande mote do anúncio, lançado pela Wieden + Kennedy de Nova York para a rede Equinox.

O filme

Com uma abordagem incomum que não mostra aparelhos de musculação e ginástica, o vídeo (assista ao final do post) mostra jovens com corpos sarados realizando atividade bastante diferentes: invadindo casas, fugindo de botes, espionando, se escondendo em porta-malas de carro e correndo pelados; atitudes que chamam atenção por mostrarem situações socialmente “inaceitáveis”, mas que apenas a Equinox pode proporcionar a seus alunos.

Como vemos, o conceito adotado foi exatamente este que falei anteriormente: estando em forma, você estará preparado para se envolver em vários tipos de dificuldades em 2014. Subliminarmente o que eles querem dizer é que a Equinox trará isso para você.

Pós e contras

Como toda peça publicitária, existem pós e contras que acabam ficando no ar e nos deixam questionando a força na mensagem do anúncio.

Para começar, listo o primeiro e mais gritante ponto negativo: a assinatura “Equinox Made Me do It” deixa uma dupla mensagem: a má influencia para os jovens, o que acaba por depor contra a própria academia, e a vida divertida e emocionante que a rede fitness pode te trazer. O resíduo que fica na cabeça do consumidor é que acaba sendo um pouco duvidoso no resultado final.

O segundo grande ponto negativo é algo que sempre me incomoda nesses comerciais de academia: será que o mesmo conceito não poderia ser aplicado a qualquer outra rede de academias? Qual seria o USP deste tipo de produto? Para eles o fator “fazer coisas incomuns” é a grande diferenciação da marca, porém para mim isto não acrescenta em nada, apesar de realmente ser um approach diferenciado.

O ponto positivo a meu ver está no frescor trazido a categoria anunciante e aquele fator aventura. A inovação apresentada traz uma surpresa agradável no vídeo e ainda cumpre com louvor o papel de incentivar, mesmo com seus contras facilmente identificáveis. Quem sabe aqueles que estão precisando não se incentivem este ano a buscar atividades físicas? Acho que este vídeo da um tremendo empurrãozinho, não é mesmo?

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail