Depois de algum tempinho sem postar nada (meu último post foi antes do natal de 2013) sentia que precisava de uma motivação para voltar a escrever, precisava de algo novo e totalmente surpreendente. Pois para mim, o conteúdo é muito mais importante do que escrever por escrever, do simples ofício mecânico que vai te deixando meio “burro”, com o perdão da palavra. Resumindo: a pauta tem que ser boa e chamativa o suficiente para me fazer sentar em frente ao computador e escrever. Pois bem, o momento chegou e a pauta é simplesmente fantástica.
No meu primeiro post do ano trago um tema curioso, mas pertinente todo início de ano: exercícios físicos e a consequente busca por uma academia de ginástica. Este aliás, foi o grande mote do anúncio, lançado pela Wieden + Kennedy de Nova York para a rede Equinox.
O filme
Com uma abordagem incomum que não mostra aparelhos de musculação e ginástica, o vídeo (assista ao final do post) mostra jovens com corpos sarados realizando atividade bastante diferentes: invadindo casas, fugindo de botes, espionando, se escondendo em porta-malas de carro e correndo pelados; atitudes que chamam atenção por mostrarem situações socialmente “inaceitáveis”, mas que apenas a Equinox pode proporcionar a seus alunos.
Como vemos, o conceito adotado foi exatamente este que falei anteriormente: estando em forma, você estará preparado para se envolver em vários tipos de dificuldades em 2014. Subliminarmente o que eles querem dizer é que a Equinox trará isso para você.
Pós e contras
Como toda peça publicitária, existem pós e contras que acabam ficando no ar e nos deixam questionando a força na mensagem do anúncio.
Para começar, listo o primeiro e mais gritante ponto negativo: a assinatura “Equinox Made Me do It” deixa uma dupla mensagem: a má influencia para os jovens, o que acaba por depor contra a própria academia, e a vida divertida e emocionante que a rede fitness pode te trazer. O resíduo que fica na cabeça do consumidor é que acaba sendo um pouco duvidoso no resultado final.
O segundo grande ponto negativo é algo que sempre me incomoda nesses comerciais de academia: será que o mesmo conceito não poderia ser aplicado a qualquer outra rede de academias? Qual seria o USP deste tipo de produto? Para eles o fator “fazer coisas incomuns” é a grande diferenciação da marca, porém para mim isto não acrescenta em nada, apesar de realmente ser um approach diferenciado.
O ponto positivo a meu ver está no frescor trazido a categoria anunciante e aquele fator aventura. A inovação apresentada traz uma surpresa agradável no vídeo e ainda cumpre com louvor o papel de incentivar, mesmo com seus contras facilmente identificáveis. Quem sabe aqueles que estão precisando não se incentivem este ano a buscar atividades físicas? Acho que este vídeo da um tremendo empurrãozinho, não é mesmo?