Salve criativos, tudo bem?
Hoje eu falo sobre o livro do grande artista brasileiro João Câmara – Litografias, produzido pela editora J.J. Carol que documenta a maioria dos trabalhos do artista no período de 1970 e 1980.
Nascido em João Pessoa, em 1944, João tem uma carteira de trabalhos premiados nacionalmente e internacionalmente onde já participou de várias exposições no Brasil e no Exterior e hoje é um dos mais prestigiados artistas brasileiros.
João Câmara (fonte: Diário de Pernambuco)
Litografia
Você sabe o que é litografia? Pra quem não sabe ainda, vamos descobrir o que é este processo de impressão e como ele funciona:
“Litografia ou litogravura é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso.
A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal (ver técnica). Seu primeiro nome foi poliautografia significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.”
Fonte: Wikipédia
O Livro
O livro ilustrado contém quase todos os trabalhos do artista. Em 336 páginas, contém os trabalhos das séries Dez Casos de Amor e Cenas da Vida Brasileira que determinou o envolvimento definitivo do artista nos processos e aventuras da litografia.
Também, conta a história de como ele se inspirava, sua trajetória e as pessoas que influenciaram sua vida de artista.
Além de prestigiar o trabalho do brasileiro, esta obra é uma ótima referência de inspiração para amantes e profissionais que trabalham com esta técnica. O livro é muito bem acabado e impresso em papel couché brilhante, o que agrega mais vida aos trabalhos.
Você pode adquiri-lo pelo valor de R$ 220,00 no site da editora J.J. Carol neste link aqui.
Até a próxima :)