Inspirações

“Salada de Frutas”: Amor próprio e auto-aceitação em forma de livro ilustrado

Carol Rempto é ilustradora freelancer natural de Petrópolis – RJ. É formada em Design Gráfico pela UFRJ, mas trabalha principalmente com ilustrações de livros didáticos, e no seu tempo livre se dedica em desenvolver projetos que possam trazer um pouco mais de cor e mágica pra vida das pessoas! 

E dentre esses projetos pessoais, surgiu o livro ilustrado: “Salada de Frutas”. O projeto está na plataforma de crowdfunding, o Catarse! Para adquirir a obra e diversas recompensas — como prints lindos e exclusivos — basta acessar este link: www.catarse.me/saladadefrutas

Como diz a própria Carol Rempto sobre sua obra:

Salada de Frutas é um livro ilustrado que conta uma história que se confunde com a minha história, com a das minhas amigas, com mulheres que eu conheço e que eu não conheço do mundo inteiro. São situações recorrentes que nos afetam um pouquinho a cada dia, que moldam a maneira como percebemos o nosso corpo ao longo de todas as fases da vida. Nele, vocês vão conhecer a Melissa, uma menina tímida que sempre teve vergonha de tudo, mas principalmente do seu corpo, situação que a longo prazo a leva a desenvolver transtornos alimentares, compulsões, uma obsessão por uma vida e rotina saudáveis em busca de alcançar todas as expectativas que ela tinha sobre si mesma, e um ódio interminável do maior culpado da história: o seu corpo. E uma hora caiu a ficha que ela precisava de ajuda.

Com isso surgiram muitos questionamentos sobre o estilo de vida supostamente saudável que perseguia, afinal é saudável odiar tanto seu próprio corpo? É saudável se proibir de comer coisas que te fazem feliz? O corpo ideal existe? Ser magra é sinônimo de saúde? É em torno desses questionamentos que se desenvolve a história da Mel e sua busca sobre respostas sobre a sua própria vida, sobre as coisas as quais somos expostas e nossa responsabilidade sobre as ideias que propagamos.

Essa é uma história sobre aprender a se amar, sobre entender seu lugar no mundo e a tentar não se diminuir diante dos padrões impostos pela sociedade. […] Essa história vem para lembrar que aceitar as suas particularidades, suas diferenças podem contribuir para que levemos uma vida mais saudável e feliz, tanto no âmbito físico quanto mental.


Salada de Frutas nos propõe a refletir sobre os padrões de beleza, e também, a nos amarmos cada vez mais. Saiba tudinho sobre este belo projeto em: www.catarse.me/saladadefrutas.

Clique aqui para comentar ( )