Design

Design Inclusivo: Samsung lança o app Audio Acordes que permite que deficientes visuais aprendam a tocar violão

Já foi discutido aqui no portal Design Culture sobre o Design Inclusivo. Resumindo, segundo a Cruz “o design inclusivo passa pela criação de produtos para um público com características limitadoras, que necessita de equipamentos que atenuem limitações e permita maximizar a sua integração nas atividades diárias.” Pensando nisto, a Samsung na última quarta-feira (dia 22) lançou o aplicativo Samsung Audio Acordes que permite que deficientes visuais aprendam a tocar violão de forma intuitiva e prática. Este lindo projeto foi desenvolvido aqui no Brasil e já está disponível, no primeiro momento, na PlayStore para smartphones e tablets Samsung, no Galaxy Apps e também no próprio site da empresa.

Segundo a pesquisas, apenas 10% dos deficientes visuais sabem ler braile e sabendo disso a Samsung investiu no comando de voz que por sua vez apresenta uma espécie de dicionário de acordes com áudio intuitivo. Laercio Sant’anna, professor de música e deficiente visual, foi um dos consultores que ajudou no desenvolvimento do aplicativo. Como amante de música e, principalmente de violão, afirma que é muito difícil ler e tocar o instrumento ao mesmo tempo. “Perde a continuidade, a sensação natural da música”, destaca Laercio.

O aplicativo, que é totalmente gratuito, foi lançado com 30 músicas em seu repertório mas a Samsung afirma que esta lista irá aumentar com o amadurecimento do app. Em seu sistema é possível salvar as músicas favoritas e compartilhar nas redes sociais. Não há pré-requisitos para começar a utilizar o app Samsung Audio Acordes, já que as aulas desenvolvidas são para tanto iniciantes como para praticantes.

Neste lançamento a empresa investiu apenas no violão mas existe a possibilidade da Samsung investir no aprendizado de outros instrumentos musicais para deficientes visuais.

Vale ressaltar que a Samsung possui outros projetos sociais como a Alfabetização Cidadã (que ensina cerca de 300 trabalhadores de cooperativas de descarte e resíduos a ler e a escrever e incentiva o descarte adequado de equipamentos eletrônicos), o Teatro para Todos os Ouvidos (que leva surdos ao teatro com a ajuda da tecnologia) e possui parceria com institutos sociais como o Instituto Gol de Vanderlei Cordeiro (do medalhista olímpico de mesmo nome) onde promove treinamentos sobre diversos temas e oficinas de empoderamento feminino.

O homem Jorge Donizete de Seixas está sorrindo e no canto esquerdo superior da imagem há escrito a hastag Do What You Can't.

Jorge Donizete que conseguiu um emprego com carteira assinada através do projeto “Alfabetização Cidadã: do digital à digital” | Fonte: Página do Facebook Samsung

Assista o lindo vídeo que a Samsung desenvolveu para este projeto. Para saber mas informações, acesse o site. E peço que compartilhe esta iniciativa com todos! Que este projeto te inspire! #DoWhatYouCan’t

Clique aqui para comentar ( )