Design

Sans Forgetica: Conheça a nova tipografia que promete aumentar sua memória

E se uma tipografia tivesse o poder de aumentar a sua memória? Este é o objetivo da fonte tipográfica Sans Forgetica, criada na Austrália. Criada por uma equipe multidisciplinar de designers e cientistas comportamentais da Universidade RMIT, a fonte foi projetada “usando os princípios da psicologia cognitiva” para ajudá-lo a lembrar melhor suas anotações.  A tipografia tem características incomuns: ela é inclinada levemente para a esquerda, que é um princípio de design raramente usado na tipografia, e está cheia de buracos.

 

Porém estes buracos não estão lá de enfeites. O propósito é tornar a leitura mais difícil enganando seu cérebro forçando o a usar o “processamento cognitivo mais profundo” e promover uma melhor retenção de memória. Este princípio de aprendizado psicológico é conhecido como “dificuldade desejável” e estes “buracos” faz você ficar pensando em cada palavra um pouco mais.

 

400 alunos foram expostos a várias fontes diferentes e a Sans Forgetica foi a que mostrou maior alteração positiva na lembrança. “Sans Forgetica apresentou a melhor em ajudar a memória, porque quebrou apenas o suficiente dos princípios de design sem se tornar ilegível”, afirmou o Dr. Jo Peryman, presidente do RMIT Behavioral Business Lab.

Janneke Blijlevens, membro fundador do Behavioral Business Lab, acredita que o uso da tipografia vão além das salas de aula e podem ajudar as pessoas a memorizar coisas importantes em suas vidas, como lista de compras, aniversários e datas importantes.

Você pode fazer o download do Sans Forgetica para uso gratuito no PC e Mac, ou como extensão do navegador Chrome, aqui. Experimente a tipografia e conte para nós como foi a experiência! Veja como a tipografia foi feita através deste vídeo:

Clique aqui para comentar ( )