Houve uma época na história da propaganda mundial em que produtos da categoria automobilística, no caso os carros, eram anunciados de forma bem padrão e clichê mostrando as características do carro enfatizando determinado ponto ou outro. Era sempre assim, independente da marca, cor ou preço do automóvel em questão. Com o tempo, isso foi mudando e os carros iam para as ruas, estradas, aéreas rurais etc. para mostrar o quão potente ou veloz era aquele maravilhoso carro. Hoje em dia, a propaganda conta com recursos muito mais rebuscados daqueles anteriormente citados. Hoje temos ações promocionais e de ativação, realidade virtual e aumentada, guerrilhas e até mesmo os convencionais comerciais de TV. Tudo isso serve para não apenas enaltecer as qualidades de um modelo específico de carro, mas para torna-lo mais próximo do consumidor, entrete-lo com ferramentas mais eficazes.
Entretenimento, está ai a palavra, está ai o grande protagonista do meu post de hoje. Chegamos em um momento no qual quanto mais “divertido” está o meu consumidor, melhor posso achar soluções que lhe atendam, bingo! Descobriram a grande mina de sucesso e desde então não deixam de colocar uma boa dose disso em cada ação, comercial ou print que se produza.
E pensando nisso a Smart de Portugal levou as ruas uma ação muito bem elaborada e executada que com certeza divertiu bastante a todos. A ideia foi suavizar a tensa relação entre pedestres e motoristas, que foi sempre focada no tal sinal verde e vermelho de travessia. Querendo ou não muita gente não tem paciência de esperar o bonequinho ficar verde e o sinal abrir para continuar seu trajeto. Essa situação então acaba por causar muitos atropelamentos que não tem boas consequências nem para um lado nem para o outro.
Uma ideia Smart
Para tornar esse momento da travessia mais divertido a BBDO da Alemanha criou e concretizou uma ação onde o bonequinho vermelho de espera dança alegremente (veja como funciona no vídeo abaixo). Isso só foi possível com o uso de uma tecnologia onde, de dentro de uma cabine de transmissão, uma pessoa dançava ao som de uma música enquanto via em uma tela a reação dos pedestres que aguardavam para atravessar na calçada oposta. E por sua vez quem aguardava o sinal acabava entrando no ritmo e dançava também.
Criatividade na medida
A iniciativa eh sem duvida muito criativa, inteligente e perspicaz porque sacou que existia uma tensão nesse momento, pegou o gancho e realizou sua atividade. Ali ficou claro a associação direta com o nome da marca e a forma “divertida”, solta e direta com que a marca se comunicou com o público. Claro que devemos considerar que a linguagem e posicionamento da Smart permitem isso, mas todas as marcas sem exceção estão tendendo a essa comunicação mais direta e criativa. Parabéns aos criativos da BBDO Alemanha e a equipe da Smart que realizou um ótimo trabalho.
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