Fala criativos!
Tudo certo com vocês? Hoje gostaria de falar um pouco sobre um dilema comum entre todos os profissionais de qualquer área, assim podemos assumir que se você está aqui no Design Culture e não necessariamente é um profissional da área de Design / Publicidade e derivados o conhecimento aqui mantém sua aplicação real e validade.
Retomando ao assunto, hoje falarei sobre a famosa pirâmide: Preço, prazo e qualidade. Já falamos muito aqui no DC sobre práticas melhores para vender seus projetos e de como melhorar o seu relacionamento com o cliente, você podem ver alguns deles aqui. Portando gostaria de repassar cada um desses três pontos individualmente antes de explorarmos melhor a dinâmica constante que temos entre o três em nosso dia-a-dia.
PRAZOS
Todo o trabalho, independente da natureza dele, precisa sempre ter um final e é por isso que criamos prazos. Estes podem muitas vezes varias de flexíveis e folgados para curtos e absurdos, avaliar se um prazo está adequado depende de uma série de fatores. Obviamente no mundo que vivemos, onde vivemos cada instante como se fosse o último, características como paciência são cada vez mais escassas e assim é muito comum vermos em todo tipo de serviço/trabalho uma diminuição constante dos prazos. Assim como também não podemos tender para o contrário, os famosos prazos “um dia eu faço” que são muito comum de vermos em trabalhos pessoais e menos sérios ou para amigos / parentes. Não existe nada mais benéfico para um prazo do que uma data específica, visto que ser vago quanto a ele (“daqui uma semana” ou “até mês que vem”) só atrasam mais e, como já sabemos, paciência é um recurso escasso nos dias de hoje.
CUSTOS
Todo o projeto / serviço / trabalho envolve custos, sejam eles de logística de materiais, de pessoas, transporte e de tempo. Nada nessa vida vem de graça, tudo tem seu custo e é sempre importante pesarmos isso na hora de escolhermos o foco de nosso trabalho. Falando em custos, já escrevemos um artigo muito interessante aqui no DC sobre trabalhar de graça aqui, mas se formos resumir para este post diria que é sempre importante compreender a situação e avaliar seus custos, muitas vezes vale a pena entrar no prejuízo a curto prazo em troca da consequência que terá no futuro. É importante notar que você nunca conseguirá fugir dos custos, mesmo que você se dispa de diversas coisas, você irá no mínimo ter um custo de tempo e de esforço.
QUALIDADE
Não importa o que você faça, parte do julgamento que você terá do público sempre virá da qualidade do serviço / trabalho que você entrega. Tradicionalmente, a qualidade costuma melhorar com o passar dos anos e com as experiências passadas, mas é sempre bom estar de olhos nas tendências e se atualizando do que há de novo na sua área para não correr risco de entregar um trabalho obsoleto.
PREÇO, PRAZO E QUALIDADE
Quando juntamos essas três características temos um clássico dilema: É possível entregar um serviço/trabalho com uma boa qualidade, em um curto prazo e um bom custo? Alguns dirão que sim, é possível, já eu acredito que isso se trata de 1% dos casos. Sempre haverá essa balança que deveremos saber pesar em cada situação, visto que geralmente só conseguimos entregar duas das três características que estão intrinsecamente ligadas, logo é sempre necessário ponderar o que é mais importante.
Sim, muitas vezes será necessário entregar um trabalho abaixo da média por que questões de custo e prazo, assim como haverá situações em que o prazo pode ser bem apertado, mas em questão de custos valerá a pena se sacrificar para entregar um trabalho de qualidade. Outra situação rotineira é termos um prazo mais folgado, um custo um pouco complicado mas que não compromete na qualidade final, você irá transitar por esses três cenários durante a vida inteira, portanto aprenda a se acostumar e enxergar as situações que cabem a cada uma.
Algo que pode lhe ajudar bastante nesse quesito de saber balancear essas três características é ter acesso a um banco de imagens. Pode parecer besteira, mas ter acesso a um banco de imagens pode fazer uma baita diferença na hora de juntar recursos para criar seus projetos visto que você pode adequar uma solução de qualidade em um prazo curto e que se ajusta ao seu orçamento. Seja para estudo ou para trabalho, ter acesso a materiais de qualidade é essencial para a evolução de um profissional criativo.
E o pessoal da Fotolia faz um trabalho magnífico de curadoria de imagens e videos para você ter mais tempo para dedicar-se a seus projetos. Para quem não conhece, o Fotolia é um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes. Clicando nesse LINK você ganha 20% de desconto em suas compras,