Notícias

Startup Weekend desembarca no Sertão Pernambucano para mais uma edição

Entre os dias 20 e 22 de outubro Serra Talhada recebe seu 4º Startup Weekend, um dos principais eventos de empreendedorismo do mundo.

Organizado por empreendedores locais, o SW é conhecido por gerar oportunidades para muitos empreendedores, designers e programadores que acreditam ter uma boa ideia na cabeça, mas que ainda assim precisam de ajuda. São 54 horas para o desenvolvimento do modelo de negócio, a programação, o design e a validação da ideia. No decorrer do fim de semana empreendedor, os participantes contam com a ajuda de mentores renomados na área de startups e com mini palestras de temas relacionados à construção de um negócio inovador. A apresentação dos projetos é realizada ao final, com direito a feedback dos jurados.

Para isso, um time de voluntários organiza um final de semana imersivo no qual são montados times espontâneos que criam startups. Ao final das 54 horas de atividades, sob os olhos de uma banca avaliadora, composta de vários atores do ecossistema de empreendedorismo, os empreendedores irão apresentar o trabalho desenvolvido no final de semana tendo a oportunidade de ganhar alguns prêmios que ajudem a tirar a ideia do papel.

 

O Startup Weekend tem a intenção de fomentar o empreendedorismo e inovação por onde passa, fornecer mentorias e ferramentas para ideias serem desenvolvidas e surgirem novos negócios, além de proporcionar um ambiente de networking muito qualificado.

O Startup Weekend?—?Sertão vai acontecer no ITEP de Serra Talhada e, segundo Raí Siqueira, um dos organizadores, é extremamente relevante para a região.

“Ao longo dos anos temos tido vários avanços, como a implantação de novas faculdades, centros tecnológicos e escolas técnicas. Agora na sua quarta edição nós vemos a oportunidade de estimular os participantes a pensarem soluções para a problemas locais, que potencialmente possam ser levados para o mundo, como por exemplo eficiência hídrica. Esse evento é a oportunidade de trazer um novo olhar e novos caminhos para o Sertão”, explica.

Mais do que criar startups de sucesso, o propósito real do Startup Weekend é criar conexões e oferecer em um fim de semana um intenso “empurrão” para o empreendedorismo digital.

O evento conta com patrocínios do Sebrae, Prefeitura de Serra Talhada, Jodibe, Iland, Tambaú, Casas Bandeirantes, IKEWAI, IMEC, I9 Sistemas, ABS Farma e Visa Tecnologia e TV Jornal, além do apoio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Câmara de Dirigentes Lojistas de Serra Talhada (CDL), Câmara de Dirigentes Lojistas de Afogados da Ingazeira (CDL), SINDICON, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)?—?Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

No Brasil, além de Serra Talhada, cidades como Londrina, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luiz, João Pessoa, Campina Grande, Brasília, e Sorocaba já receberam o SW.

Como funciona o Startup Weekend

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback

Para mais informações, clique aqui!

Clique aqui para comentar ( )