Cinema e Séries

Storyboard – Das telonas para os escritórios de design

www.shutterstock.com

Para o público que aprecia a sétima arte não é novidade que uma das primeiras ações  feitas na concepção de um filme é o roteiro, porém na interseção do roteiro para as filmagens, na maioria dos casos, é feito um Storyboard.

Mas o que é um Storyboard?

O Storyboard é um auxílio visual para o diretor realizar as filmagens de um curta ou longa-metragem, nele é adaptado o roteiro em quadros sequências de cada cena, como se fosse uma história em quadrinhos.

Geralmente o próprio diretor fica encarregado de produzir o Storyboard, mas em alguns casos pode ser que seja um artista convidado responsável por essa função, desde que ele tenha noções de direção de filmagem, é algo muito comum de ver esse cenário no mercado.

O diretor Ridley Scott que é responsável por clássicos do cinema como Blade Runner, Alien e Gladiador, também é um excelente desenhista, por conta disso seus Storyboards são verdadeiras obras de arte.

Storyboards feitos pelo diretor Ridley Scott  (Foto: www.natedsanders.com)

Um estúdio que é bastante conhecido pelos seus lindos trabalhos com Storyboards é a Pixar, compostos de vários estilos de traços de diferentes artistas, seus trabalhos são tão fantásticos que acabam sendo exibidos em exposições do estúdio ou publicados em coletâneas impressas em formato de livro.

Storyboards feitos pelo estúdio Pixar  (Foto: www.danthepixarfan.com)

Recentemente essa técnica está sendo utilizada com frequência no universo do design, um dos motivos para que isso aconteça é devido às abordagens como Design Thinking e UX Design ter se tornado tendências, onde o Storyboard se posiciona como uma ferramenta de auxílio na hora de mapear a jornada de um usuário em contato com um determinado produto ou serviço.

Ele ajuda a ter uma visão geral de como seria os pontos de contato do usuário e até planejar melhor um processo de ideação, fazendo com que os criativos venham enxergar problemas futuros e evitando prejuízos para a organização.

Storyboard feito para mapear a jornada do usuário  (Foto: www.experience.sap.com)

Claro que nem sempre cabe utilizar o Storyboard em nossos projetos, porém é importante conhecer essas ferramentas e entender que elas podem ser úteis em mais de uma situação, podendo nos dar resultados extremamente relevantes na hora de projetar um produto ou serviço ou até mesmo no desenvolvimento de um filme.

Clique aqui para comentar ( )