Uma palavra que vai mudar sua concepção sobre histórias, marketing e negócios. Se você não manja de storytelling, então não sabe nada sobre vendas.
Vamos lá! Storytelling nada mais é do que um método incrível para posicionar uma marca, dar vida e se aproximar do consumidor. Saiba que boas histórias tendem a causar sentimentos de afinidade, desses que fazem as pessoas gostarem de você, da sua empresa e do que ela vende.
Temos um certo detalhe antes de explicar melhor sobre storytelling. Nesta era digital na qual vivemos, somos bombardeados por informações o tempo todo e é impossível absorver tudo. Pois bem, os profissionais de marketing enfrentam grandes problemas do tipo “Como deixar uma marca ou produto/serviço na mente do consumidor?”. E foi aí que “BANG!”, alguém teve a brilhante ideia: “E se a gente contar histórias?” Pense comigo, quando uma prosa é contada as pessoas se identificam, sentem, vivem e se envolvem com o todo, além do mais, o psicológico é alcançado. As técnicas do storytelling constroem enredos fortes e que inspiram pessoas, foi para isso que ele nasceu.
Uma das metodologias mais utilizadas consiste no que chamamos de “Jornada do Herói”. Aqui são aplicadas técnicas de teatro, inclusive dividindo-se o conto em atos (I, II e III). Enfim, pense em um filme que te deixou bastante emocionado e prendeu toda sua atenção. Pensou? Agora pegue os passos a seguir e tente associá-los ao seu filme.
É tanta coisa sobre storytelling que vou dividir a matéria em 2 ou até 3 partes. Isso significa que o nosso assunto ainda não terminou.
Bom, esta foi apenas a primeira parte e semana que vem tem muito mais. Então, fica ligado!