A arte que vem das ruas é quase que sempre sinônimo de juventude, energia e protesto.
Aqui no Brasil nós estamos acostumados a ter nossa rotina preenchida com cores e formas nos muros das grandes cidades. Estações de metrô, avenidas, viadutos e becos estão cada vez mais cheios de arte.
O graffiti que a pouco tempo atrás era punido pela lei e indesejado pela população, hoje é o centro de projetos culturais como o LATA 65 em Lisboa, Portugal. O projeto trabalha para destruir os estereótipos entre as diferentes gerações e promover o contato de idosos com a arte contemporânea do graffiti.
Tudo começa com workshops que familiarizam os estudantes da terceira idade com o conceito do Graffiti e os permite criar suas próprias assinaturas e desenvolver seu estilo. Os workshops promovem contato com diferentes cores e texturas, com as latas de tinta e suas diferentes possibilidades e os permite criar seus primeiros stencil.
O LATA 65 fornece então as tintas, luvas e máscaras e encontram espaços disponíveis pela cidade para que os simpáticos artistas expressem sua recém descoberta arte. A premissa principal é a felicidade e a diversão e permitir que os moradores mais antigos possam também deixar sua marca pelas ruas de sua cidade.
Conheça mais sobre o projeto:
Facebook | Instagram | lostateminor