Publi e MKT Taco Bell Contra McDonald’s: A batalha continua

Taco Bell Contra McDonald’s: A batalha continua

Por Diogo Mattos

A concorrência é sem dúvida nenhuma uma arma poderosa a favor da criatividade, incitando formas incríveis e inovadoras de rebater as críticas e acertar em cheio o target. Por outro lado, o competidor atacado fica ainda mais nervoso e disposto para o “combate”, criando uma nova campanha para responder. E então essa história de réplica e tréplica vai longe e parece não ter fim.

Tudo isso aliado a capacidade criativa de bons profissionais potencializa qualquer ação e torna a publicidade um “duelo de titãs”, onde vence quem tem a melhor ideia e gera maior buzz. E quando se fala em vídeos virais então as chances de cativar o público aumentam muito mais.

Foi dessa forma e usando os mesmo princípios da “batalha publicitaria” que a agência Deutch criou para a Taco Bell mais um filme, mais um viral, para continuar sua luta contra a rede Americana de fast food McDonald’s.

O Ataque em forma de vídeo

Na peça, intitulada “Routine Republic” ou “República da Rotina”, em Português, foi criada uma rotina em que todos comem a mesma coisa no café da manhã sete dias por semana. Fato esse que é noticiado na Tv enquanto vemos um jovem abrindo as cortinas de seu apartamento e se arrumando em seguida para sair. Ao sair de casa, podemos nos localizar na cena e ver o cenário de guerra fria, com a paisagem cinzenta, aquela voz repetindo e ecoando a mesma notícia para vários lares e escritórios, onde podemos entanto perceber a rotina de todos com o seu pão e cafe na mão.

O jovem do início do filme para, abre um papel que contêm o símbolo comunista e olhando para outra jovem, coloca seu capuz e se rebela. A trilha “Blitzkrieg pop” da banda de rock Ramones entra em jogo e os dois então correm, rasgam um cartaz construtivista e seguem correndo desenfreadamente em direção ao horizonte, até que o vem o grande desfecho que você pode conferir abaixo. O mais curioso dessa parte é que os cartazes trazem a imagem do famosos palhaço símbolo do McDonald’s, um golpe e tanto.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=kuap4wIGSLg

Ironia com estilo

A batalha entre as duas marcas é de fato longa e não cabe aqui recapitular todas as campanhas e pormenores envolvidos no caso. O que vale é de fato elogiar Pete Favat e Scott Clarck pela genialidade de sua equipe criativa. E a Paul Roy e Damon Vinyard pela maravilhosa produção, enriquecida por detalhes gráficos tão pormenorizados que se tornam grande referência para o contexto da crítica.

Utilizando argumentos repressores como a distorção do ideal momento de felicidade, colocada pelo muffin do McDoanld’s evidenciado, o que vemos é de fato uma super produção, não pelo seu tamanho, mas pela sua sagacidade. Em pequenos aspectos escondidos, a parodia passa a afazer todo o sentido e trazer para a marca uma imagem positiva perante a concorrente.

Só nos resta agora esperar pela próxima grande sacada dessa “batalha” e a vocês cabe conferir agora, na galeria abaixo, os elementos gráficos dessa inciativa.

Construtivismo Russo
Cartaz Hexagon bad
Construtivismo Russo
Cartaz Breakfast
Construtivismo Russo
Cartaz The same
Construtivismo Russo
Cartaz Over Happy
Construtivismo Russo
Cartaz Same Smile

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail