Um Bate-papo com o ilustrador Helleno Souza

Helleno é um dos amigos da época de colégio e desde aquele tempo ele já mandava muito bem nos desenhos. Depois de algum tempo sem contato vi os seus trabalhos pelo Facebook e me surpreendi o quanto ele tinha evoluído, por isso resolvi trocar um papo com ele e saber como faz essas incríveis ilustrações e como é o seu processo criativo.

[Design Culture] Como você escolhe as imagem a ser vetorizada?

[Helleno] A imagem deve estar em alta qualidade e com uma boa resolução para facilitar a vizualização dos detalhes.

Imagem com um contraste intenso são as melhores para vetorização com Mesh.

[Design Culture] Como é o inicio da vetorização em Gradient Mesh?

[Helleno] Inicio o rosto a partir de um retângulo com um ponto de malha da Mesh Tool no centro do objeto.

Em seguida ajusto esse ponto ao centro do rosto, alinho a curva das primeiras linhas e adiciono mais pontos até que tome a forma do contorno do rosto completo.

Vou adicionando mais pontos, sempre que necessário ao ajuste das linhas, levando em consideração o gradiente que será formado após a aplicação das cores.

[Design Culture] Como é selecionada as cores e sua aplicação?

[Helleno] Essa é a parte que o Ilustrador deve ter mais paciência, seleciono um ponto da malha e capturo a cor da foto original com a Eyedropp Tool, esse passo é repetido até que todos os ponto estejam com a cor equivalente. Depois disso ainda restam algumas partes com falhas, diferença grande entre as cores, como se fosse manchas na pele.

Faço agora os ajustes nos pontos, capturando as cores da própria malha criada, não mais da imagem original.

[Design Culture] Com tantos detalhes, como é a organização do seu arquivo?

[Helleno] Todo o trabalho é dividido em camadas, Toda a pele do rosto fica em uma camada própria.

As partes do rosto como os olhos, narinas, boca, sobrancelha, são em camadas diferentes.

Orelha, pescoço seguem o mesmo processo.

O Cabelo é feito por mechas, e cada mecha em camadas diferentes também, crio fios de cabelo com o Brush para dar mais realismo.

Helleno é professor da SAGA – School of Art, Game and Animation e algumas de suas ilustrações foram premiadas ou estão expostas para incentivar outros ilustradores.

Projeto de conclusão do módulo Adobe Illustrator CS4 da SAGA – School of Art, Game and Animation. Iniciado em 26/06/2011 e finalizado em 22/10/2011 com aproximadamente 50h de duração.

Este trabalho foi eleito em 1º Lugar no concurso THE UNION da SAGA (Unidade Recife); com prêmio: Viagem à São Paulo e participação no The Union (O maior evento de Computação Gráfica da América Latina) que foi realizado nos dias 10 e 11 de Março de 2012. Atualmente está em exibição no site da Escola na pagina do curso START (www.saga.art.br/br/cursos-saga-br/start.html), na galeria de trabalhos dos alunos (www.saga.art.br/br/galeria.html) e no mural de artes dos alunos na escola.

Vetorização no Adobe Illustrator CS6, iniciado em 01/09/2012 e finalizado em 23/09/2012 com aproximadamente 40h00 de duração.

Atualmente está em exibição no mural de artes dos alunos da Escola.

Para quem quiser ver as outras ilustrações e mais detalhes de seu processo criativo, este é o seu portifólio http://www.behance.net/helleno

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