Um Brasil menos óbvio nas tramas do design de moda.

Já virou história da “carochinha” à discussão de “O que é moda brasileira?”. Esse assunto há tempos toma desde seminários à roda de discussão de designers e críticos de moda. Afinal, moda brasileira precisa de abacaxi e banana estampados? Moda brasileira precisa de ícones como Carmem Miranda que não era brasileira, mas marcou a cultura tropical do Brasil a face do Pelé, as curvas propostas por Oscar Niemeyer, o Cristo Redentor e os fortes Maria Bonita e Lampião impressos, para ser compreendida como tal? Que tal apenas tê-los como inspiração e ser menos óbvio?

Desfile “Carne Seca” Por Ronaldo Fraga.

Desfile “Carne Seca” Por Ronaldo Fraga

O reconhecido designer de moda brasileiro Alexandre Herchcovitch em entrevista para o documentário História da Moda no Brasil diz que “minha moda já tem o resultado brasileiro porque está sendo feita aqui (no Brasil) e porque sou brasileiro. O que quer dizer que não preciso incluir ícones e temas folclóricos para dizer que é brasileira mesmo porque ninguém lá fora sabe quem é saci pererê”.

Entre falas e fatos o que se vê é a moda brasileira sim, mas sem resultados óbvios, sendo apresentada por aí! O designer Ronaldo Fraga foi destaque da mostra “Design of the Year” em Londres que reúne, também, o trabalho de sete estilistas que se sobressaíram mundialmente nos últimos 12 meses, convidados pelo Design Museum de Londres. Fraga apresentou a coleção “Carne Seca” o Inverno 2014, e teve a caatinga como fonte de inspiração.

Já para o verão 2015, apresentado essa semana no evento de moda SPFW, a Animale teve “Um olhar para dentro do Brasil” como tema. A designer da marca, PriscillaDarolt viajou para Recife e para a Amazônia em busca de inspirações. A aposta foi a de usar novas possibilidades de materiais, como a trama de algumas peças feita em látex, referência feita à borracha amazônica.

Desfile “Um olhar para dentro do Brasil” por Animale.

Desfile “Um olhar para dentro do Brasil” por Animale.

Visivelmente vários designers de moda usam semestralmente o Brasil como inspiração e buscam fugir da obviedade. Um viva à Semiótica!

Fontes: Miração Filmes Produtora e FFW

Imagens: FFW

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