Um novo jeito de olhar para o Tráfego Pago

Um novo jeito de olhar para o Tráfego Pago

Por Renata Braga

Mais do que apertar botões, o analista de tráfego pago é um gestor. É o responsável por aqueles anúncios de cinco segundos que aparecem do nada, enquanto estamos assistindo um vídeo no YouTube ou apenas olhando a nossa timeline/stories no Facebook/Instagram. Porém, nos bastidores este profissional agrega vários processos para que o anúncio alcance o resultado desejado. Seu trabalho consiste em colocar o anúncio certo, para as pessoas certas, no momento certo. E posteriormente gerir, coletar, analisar dados e otimizá-los.

O gerenciamento na função do tráfego pago visa a criação de campanhas de marketing, unido investimento e tempo. Permitindo que a campanha rode para depois colher os resultados. Quando se trata de coleta temos o planilhamento de dados, sendo a compilação do resultado da campanha, e este é recomendável que seja feito de forma manual e não automática. O analista deve aprender com o processo.

Basicamente, o tráfego pago requer aprendizado contínuo, antes da prática. A central de ajuda da ferramenta, seja Meta Ads ou Google Ads é uma fonte valiosa, então esteja pronto para ler e passar um tempo explorando estes manuais. Muitos acham incômodo fazer tráfego pago, justamente por exigir dedicação, porém, é necessário entender que toda campanha precisa ser otimizada, visto que aproxima a marca e o cliente. Além, de dar uma clareza em relação aos anúncios: quais são mais eficazes e quais precisam ser ajustados. Receber a devolutiva (os dados) da ferramenta é um fator importante no
processo, como também realizar testes para chegar na “verdade”, tendo em vista que as mudanças nas ferramentas são constantes. O teste acaba sendo uma base para o tráfego.

A analista de tráfego pago Aimée Gomes, de 32 anos, que antes de se especializar na área trabalhava apenas como Social Media, explica como foi ingressar neste ramo. Atualmente, ela trabalha numa agência de publicidade e tem em média 24 clientes na sua carteira, trabalhando com as ferramentas: Meta Ads, Google Ads, TikTok Ads e LinkedIn Ads.

Aimée Gomes, analista de Tráfego Pago.

“Tive a oportunidade de aprender um pouco sobre tráfego pago com um grande amigo, que me deu dicas de como começar. A partir daí me tornei curiosa e busquei mais, fui estudar por conta própria sobre o assunto. Depois de um tempo com o básico, tive a oportunidade de trabalhar numa agência de publicidade, onde a proposta era aprender, me especializar e entender como gerir as outras plataformas com a mesma funcionalidade. Foi enriquecedor”, explica a analista.

A rotina de um analista é bem analítica, por lidar com dados constantemente. Realizando testes e entendendo a funcionalidade de diferentes nichos. “É importante compreender não haver regras e o que pode funcionar para um segmento, pode não fazer sentido para outro, parece óbvio, mas é bem interessante. Você sempre pode e deve testar para alcançar um melhor resultado. Tudo muda o tempo todo, há atualizações e uso de novas plataformas. O maior desafio é entender o que as atualizações trazem de diferente e se manter atento sobre o digital”, afirma Aimée.

Para quem pensa em seguir no caminho do Tráfego Pago, saiba que a dica primordial da analista é estudar, se manter atualizado, e sempre que possível fazer cursos e participar de imersões. “Troque ideias com pessoas que trabalham na área e principalmente: seja curioso e teste bastante. É um caminho muito interessante para se trilhar”, enfatiza.

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