branding

Uma marca conhecida ou reconhecida?

Na verdade posso até me arriscar em afirma que ambos são necessários e tem sua importância para a marca em algum momento, mas, uma marca conhecida é resultado do seu reconhecimento, é o fim mas não pode ser o meio nem o começo. Ser conhecido é bom mas dura pouco tempo, tem o “boom” onde todos passam a comentar, comprar e falar nas mídias sociais, mas rapidamente todos esquecem, uma marca conhecida faz sucesso, fatura mas não consegue prolongar este tempo de lucratividade e logo é esquecida, já uma marca reconhecida é o resultado de muito trabalho e estratégias. Ser conhecido então se torna um dos bônus de ser reconhecido.

Uma marca para ser reconhecida precisa trabalhar estratégias de médio a longo prazo, por mais que às vezes ações de curto prazo também tragam resultados, o ideal é preparar a casa para o que vem. O Branding, ou gestão de marcas, traz estes estudos que passeiam por várias áreas do conhecimento: marketing, design, comunicação, relações públicas, RH, Administração… uma soma de estudos que tem uma finalidade: ajudar o negócio a se desenvolver, ter resultados e se tornar reconhecido dentro do seu nicho.

Abaixo apresento para vocês 3 estratégias elementares que toda marca precisa dar atenção para se tornar reconhecida:

1- Conhecer e fidelizar seu usuário/consumidor

Para isso precisamos de estratégias como mapear quem são nossos stakeholders ou públicos impactados pela nossa marca e quem é o nosso consumidor, suas características e dores. Neste momento novas estratégias precisam ser trabalhadas para promover uma melhor experiência a este consumidor e a partir daí reter fidelizar.

2- Ser uma marca bem posicionada

Uma marca que não sabe seu propósito basicamente está perdida. O posicionamento de marca que tanto falamos em branding basicamente é como a empresa quer ser lembrada pelos consumidores. Quando falamos sobre posicionamento muitas outras estratégias precisam estar ativas: análise de concorrência e mercado, análise interna do negócio onde é muito importante saber sua missão, valores e visão da empresa, ter uma estratégia voltada para o preço e como a marca entrega estes serviços e produtos, relacionamento com os consumidores (mais uma vez nosso consumidor), qual é a sua diferenciação no mercado de modo competitivo dentre outras.

3- Ter uma equipe gestora de marcas

Uma empresa precisa de colaboradores que somem e até multipliquem com a marca, uma equipe capacitada em gestão de marcas consegue levar a empresa aos seus objetivos. O branding se torna um aliado às outras estratégias como marketing e comunicação, e sua equipe envolvida nestas estratégias e outras tanto para relacionamento interno como externo permite que esta empresa se torne reconhecida de modo espontâneo e estratégico.

Falando sobre o terceiro ponto, não tem como capacitar sua equipe ou a si mesmo sem adquirir conhecimento e estudar, mais do que isso tornar este conhecimento em aprendizado colocando em prática o que aprendemos em um curso ou ao trocar experiências com outras pessoas e a partir daí crescer. A dica então é de estar sempre atento às tendências e estudar, neste caso o ideal é fazer cursos e investir em cursos para sua equipe, participar de eventos, trocar ideias em rodas de conversa inclusive online.

No curso Branding (clique aqui para se inscrever), online, remoto no conforto e cuidado do seu lar, vamos estudar em imersão:

– O que é branding e marca? 

– Os arquétipos de Jung no branding

– Elementos de marca: A importância do Naming e sua metodologia

– Elementos de marca: Logo e seus variantes

– Elementos de marca: O símbolo (Estudo da Semiótica)

– Imagem e Identidade de marca 

– Promessa e posicionamento de marca (analisando SWOT e mercado) 

– Arquitetura de marca 

– Criando personas 

– Pontos de contato de marca e Brand Target

– Consumidor: Experiência, percepção e entrega do serviço ou produto

– Equity como estratégia de humanização de marca 

– E-Branding e o Marketing 4.0

– Atividade prática para imersão

A aula será ao vivo e a gravação da tela será disponibilizada. Você pode se inscrever clicando aqui.

Aguardo vocês no curso, vamos conversar bem mais sobre branding e como tornar sua marca reconhecida.

Clique aqui para comentar ( )