Uma plataforma do MIT para você criar aplicativos

Precisa de um aplicativo? Então conheça esta ferramenta do MIT que está dando corda para a galera empolgada em criar o próprio app, o App Inventor. Esta ideia começou a ser desenvolvida pelo Google, porém, assim como outros serviços, a empresa resolveu o abandonar e foi aí que o MIT capturou a ideia e deu continuidade ao projeto.

Você pode acessar o site appinventor.org ou ir direto para a página de criação.

Antes de tudo, vamos a algumas considerações:

  1. Isto não é novidade, mas eu não conhecia o projeto e acredito que muita gente também não conhece. Compartilhar coisas antigas faz parte. ;p
  2. Eu não incentivo a “sobrinhagem”. Vai vir um monte de gente para argumentar que “isso é o cúmulo”, ou então, “é por isso que o mercado tá assim”. Acalmem os seus corações. Esta plataforma, na minha humilde opinião, serve muito mais para aprendizado de jovens programadores, dando um certo suporte a eles para se aprofundarem no tema. Vai sair muita coisa bizarra, vai ter muita gente se achando programador, mas fiquem tranquilos, ninguém irá tomar o lugar de uma empresa ou um profissional experiente. Levem na esportiva.

Vamos lá.

Antigamente a plataforma dispunha de duas seções, sendo uma o App Inventor Designer e a outra o App Inventor Blocks Editor, mas infelizmente não consegui muita informação sobre o segundo. Deixem nos comentários se tiverem algo sobre.

Com o foco no Inventor Desinger, que podemos chamar de “a parte visual do negócio”, é o lugar no qual você pode colocar imagens, textos, checkboxes e muito mais. Toda estrutura está dividida em seções, o que facilita o uso da ferramenta. Ps.: Parece o photoshop, ou quase isso, ou nem isso (hehehe).

Para utilizar os componentes basta clicar e arrastar da barra esquerda para o centro, onde está sendo montado o layout. Enfim, o negócio é ir pesquisando e fuçando a plataforma, aos poucos a exploração vai dar algum resultado.

E só lembrando que eu apenas estou passando a informação e isto não é um tutorial ensinando você a criar um app do zero, mas como gosto de ajudar, fiquem com um vídeo de introdução à plataforma.

E qual é sua opinião sobre esta ferramenta? Diz aí!

Related posts

LG relança o Mini System LG XBOOM com grave potente

A Convergência Política: É melhor se comunicar Offline ou Online

LG anuncia nova linha de Lava e Seca com maior capacidade, IA e design único