Em novembro de 2018 rolou o UNHIDE Conference, o primeiro grande festival de arte digital no Brasil. O evento trouxe à tona a grande influência dos artistas brasileiros que atuam na indústria global, mostrando trabalhos incríveis e contando as história de como estas pessoas chegaram onde estão agora. O evento também mostrou o forte crescimento do 3D desempenhado no trabalho da nova geração de designers.
A conferência reuniu grandes estrelas de marcas como Adobe, Sony, Disney, ILM, Dreamworks, Ubisoft, além de artistas que já atuaram em superproduções do cinema, como Star Wars, Os Vingadores, Transformers, Pacific Rim, além de Games como Mass Effect e God of War. Foram três dias intensos com os maiores artistas dos melhores estúdios globais, palestrando sobre assuntos voltados à Photoshop, ilustração, Fotografia, 3D, Animação, Matte Painting, VFX e muito mais.
Até mesmo as maiores agências e estúdios do Brasil estavam presentes para mostrar o processo criativo dos seus trabalhos, como Lightfarm, Zombie, Platinum e 2Minds. Houve até divulgação de vaga de emprego para quem quisesse enviar o portfolio e tentar uma chance! haha
O Design Culture também estava lá, representando a comunidade brasileira que ama arte.
O criador do evento é ninguém menos que Milton Menezes, dono da Unhide School e Diretor da Lightfarm. Segundo ele, “O Brasil é conhecido por seu povo criativo, mas o país é extremamente desigual, com sistemas educacionais pobres. Os brasileiros mais criativos saem para melhores oportunidades nos EUA e na Europa. O Brasil tem [muito] potencial para crescer como criador de conteúdo internacional.”
“Tome Carlos Saldanha, o co-diretor brasileiro da Era do Gelo e Robôs, como um exemplo”, continuou Milton. “Carlos está começando a produzir uma nova série da Netflix [Invisible Cities] baseada em personagens culturais brasileiros. Apesar de a Blue Sky Studios [através da qual Saldanha dirige seus desenhos animados] estar baseada em Greenwich, Connecticut, ele está interessado em mostrar a cultura brasileira para o mundo, como ele fez poeticamente antes com o Rio.”
Embora Saldanha não tenha sido palestrante no Unhide Conference, o elenco estava de tirar o fôlego: além de Grassetti e Kris Costa, a conferência teve a presença do diretor sênior de arte da Ubisoft, Rafael Lacoste, responsável por supervisionar a franquia de Assassin’s Creed, e também o próprio Milton Menezes, como diretor da Lightfarm – que já ganhou diversos Leões em Cannes atendendo clientes como Audi, Heineken, Samsung, entre outros.
Como se não bastasse, ainda teve lounge com video game, Wacom Battles entre os artistas e entre o público, Beer Talks e três festas com open bar. Sim, meu caro, todo dia – no final do evento – rolava uma festa com open bar para a galera curtir, descontrair e fazer networking entre o público e palestrantes!
Eu não poderia finalizar este artigo sem falar do vídeo de abertura do evento, que foi transmitido em um telão com quase 30 metros de comprimento. É emocionante. No palco, Milton e Rafael Valaperde, ambos Diretores da Lightfarm e mentores na Unhide School, contaram como foi o processo criativo deste vídeo que chega a causar lágrimas, tamanha harmonia entre a música e a imagem.
https://www.facebook.com/lightfarmbr/videos/272299790302685/
Consegue imaginar como foi irado?!
Pois bem, está confirmada a segunda em Anhembi (SP), nos dias 27, 28 e 29 de Setembro. E é óbvio que estaremos lá novamente, porque este é o tipo de evento que não se pode deixar passar.
Acesse AGORA o site do Unhide Conference e compre logo o seu ingresso, pois já estão vendendo o segundo lote!
Eu te garanto: VALE CADA CENTAVO. ;)