Com o domínio das redes sociais para publicidade e divulgação nos últimos tempos, é essencial ter uma página da sua empresa/marca nas redes mais importantes, como o Facebook e o Instagram. Obviamente vai te ajudar a alavancar o seu alcance e dar um “up” nos negócios, fazendo se destacar dos seus concorrentes.
Mas, para isso, não basta apenas utilizar as redes sociais constantemente para obter essa presença, correto? Só uma presença diária, sem conteúdo refinado, não vai te garantir sucesso.
No artigo de hoje vou compartilhar um pouco do que entendo sobre o assunto e listar 5 dicas práticas sobre design gráfico bem aplicado nas redes sociais.
1 – Antes de mais nada…Identidade visual!
Antes de qualquer coisa (o ideal seria ter isso bem definido antes mesmo de começar seu negócio) você precisa de uma identidade visual certeira. Se você já iniciou seu projeto antes de ter uma identidade visual pra ele, não se preocupe: nunca é tarde pra evoluir. Busque já um profissional que tenha experiência no assunto e possa te ajudar com uma boa estratégia que possa dar ao seu projeto a cara que ele precisa para se destacar no meio de atuação. Se você quer entender um pouco mais sobre esse tipo de projeto, já escrevi um artigo sobre esse assunto que pode ser acessado clicando aqui.
2 – Padronize: imagem de perfil + capa
Padronizar a sua foto de perfil e sua capa nas redes de acordo com a sua identidade visual ajuda o público à reconhecer com facilidade a sua marca em diferentes canais de comunicação.
3 – Publique um conteúdo gráfico por dia
Atividade, sempre, para não cair no esquecimento. Para não deixar que o conteúdo se torne muito repetitivo ou menos atraente, utilize do design para provocar maior engajamento. Essa dica é importantíssima para as empresas que têm perfil corporativo.
Os usuários preferem conteúdos que não os façam pensar muito e comuniquem com a maior clareza possível. Como é o caso de marcas/empresas que utilizam a paleta de cores da sua identidade para refletir em sua comunicação não verbal.
4 – Tenha um layout de banner para avisos, fotos e frases
Consistência. É importante é manter uma certa padronização de layout para ajudar a pregnância da imagem da página: quando seu público olhar para seu post, ele saberá que é você, reconhecendo sua identidade através da cor, tipografia, layout e detalhes visuais.
5 – Dimensões ideias para cada rede social
Cada rede social tem suas dimensões ideais (dependendo da rede, cada post tem suas dimensões ideais também). Pense estrategicamente nisso, para manter longe o risco de alguma de suas imagens ficar cortada, desfocada ou não ser aceita. Isso é parte fundamental para sua gestão e planejamento de redes sociais. Por isso, sempre opte por um profissional qualificado para cuidar de suas artes e/ou postagens. Ele definirá as dimensões corretas e ainda te ajudará no processo de criação das peças.
O design gráfico pode ser um grande parceiro para alavancar o seu projeto: criando e mantendo a sua identidade visual forte e memorável e destacando sua empresa dos seus concorrentes. Aplicando essas dicas em suas redes sociais, você notará certa melhoria no engajamento em suas redes sociais em pouco tempo.
Espero ter ajudado de alguma forma. E muito em breve a Design Culture vai lançar um curso presencial e à distância deste tema, só aguardar.
Grande abraço,