Design

Usabilidade e User Experience (UX)

Os termos usabilidade e user experience são bem conhecidos no nosso trabalho, mas será que sabemos realmente a definição para cada termo?Para começar nossa reflexão, vamos ver o que significa cada termo de acordo com padrões internacionais:

usabilidade (ISO 9241-210): capacidade de um sistema em permitir que usuários específicos atinjam metas específicas com eficácia, eficiência e satisfação em contextos específicos de uso.

user experience (ISO 9241-210): as percepções e respostas dos usuários resultantes do uso e/ou antecipação do uso de um produto, sistema ou serviço .
Podemos dizer então, com base nestas definições, que a usabilidade atinge o indivíduo enquanto usuário, ou seja, enquanto o usuário está realizando sua tarefa. A usabilidade está ligada à eficiência com que esta tarefa é realizada.

Já a user experience atinge o indivíduo antes, durante e após a realização da tarefa e está ligada às respostas emocionais do usuário com a tarefa e/ou método. A UX é, portanto, dada pela percepção – aspecto subjetivo – do usuário. Em outras correntes teóricas encontramos a UX como “a usabilidade do ponto de vista do usuário” (Ketola & Roto 2009).

A UX surgiu para tratar dos atributos hedônicos, que estão exacerbadas em nossa sociedade atual, à usabilidade tradicional e, no ponto de vista deste mortal e de alguns teóricos, a UX e a usabilidade devem ser trabalhadas em conjunto e não como elementos distintos. O emprego de ambos os conceitos deveriam ser essenciais na concepção/design de qualquer projeto.

UX

Clique aqui para comentar ( )