O site de uma empresa diz muito sobre ela. A experiência do usuário dentro desse site, mais ainda.
No caso de startups, estes aspectos contam bastante, visto que é um produto/serviço/proposta nova, e que deve atrair investidores, consumidores e tornar-se conhecida. Uma das grandes portas de entrada para o mercado de uma startup é seu website.
O projeto chamado UX Timeline foi pensado para ser um histórico das diferenças e da evolução tanto do design quanto da experiência do usuário de grandes startups globais, hoje incríveis cases de sucesso.
Criado pela francesa Jacinthe Busson, o site contempla diferentes startups conhecidas e sua evolução em uma linha do tempo de fácil acesso e de estilo clean, com o foco nas mudanças que ocorreram no passar dos anos.
Conseguimos ver a evolução do Spotify, que desde 2006 (você sabia que ele era tão antigo assim?) mudou de logo diversas vezes, sempre focando em um estilo mais minimalista e com um site que segue uma estrutura mais limpa e visual.
Podemos visualizar o histórico de sites como o Vimeo, que teve uma reestruturação em 2012 e passou a ter um foco mais em sua comunidade do que na simples funcionalidade de upload de vídeos.
Com destaque para sites como Spotify, o polêmico Uber, Dropbox e Airbnb, o UX Timeline seguirá em pesquisas, sempre aumentando o acervo de sites estudados (os próximos que estão em votação incluem Evernote, Facebook e Twitter, entre outros).
E você, qual site gostaria de ver no UX Timeline?