Design

Valtra premia projeto que aborda o futuro da agricultura vertical

A demanda crescente por produtos e alimentos provenientes da agricultura sugere que sejam necessárias mudanças radicais, não somente nos meios de produção, mas também na cadeia logística de processamento e distribuição da produção. O uso da tecnologia para aumentar o volume das colheitas não se restringiu à mecanização da produção, mas se estendeu para o uso de máquinas computadorizadas e outros recursos eletrônicos. Atualmente, as tendências para o futuro se referem à plantações verticais e sistemas automatizados de colheita e distribuição. ao se for capaz de atender à população cada vez maior.

 

O Sistema Vertical de Colheita Agrícola Valtra, dos designers Jack Morris, Alireza Saeeidi e Benjamin Miller, foi projetado com base nos novos desafios logísticos e produtivos da agricultura vertical.

 

Trator de condução da colheita.

Integração do trator com o sistema de drones.

 

O trator é apenas parte de um conjunto completo que conta com um sistema hidropônico de irrigação, colheita acionada por esteiras e um grupo de drones para o transporte.  As culturas são cultivadas em faixas horizontais empilhadas uma sobre as outras, o que otimiza o processo de colheita quando o trator se desloca verticalmente para extrair a produção. Além disso, a configuração vertical também favorece a otimização de espaço, pensada para viabilizar a existência de plantações verticais dentro de áreas urbanas.

 

Sistema de colheita vertical das plantações.

Uma vez que a colheita é retirada da estrutura de plantio vertical, os drones conduzem a produção para os silos de armazenamento em uma movimentação que é semelhante ao processo já utilizado dos galpões de armazenamento da Amazon. Este processo pode ser conduzido continuamente, além e poder apresentar uma taxa menor de desperdício durante a colheita e o transporte da produção.

 

Este projeto, submetido ao desafio Valtra de Design de 2018, foi selecionado e elogiado pelo  júri por conta de sua abordagem holística em relação aos desafios da nova agricultura. A abordagem sistêmica do cenário futuro da indústria agrícola foi citada pelos autores como principal trunfo para o desenvolvimento do projeto, que se apresenta como uma solução promissora para um futuro pautado na produção agrícola sustentável e em larga escala. O video abaixo demonstra o funcionamento completo do projeto.

 

[vimeo 300166655 w=640 h=360]

Clique aqui para comentar ( )