A convite da Fundação Bradesco os estúdios de arquitetura Rosenbaum e Aleph Zero projetaram a instalação escolar na Fazenda Canuanã, localizada na zona rural de Formoso do Araguaia no Tocantins. Propondo um modelo de moradia para quase 800 alunos o complexo escolar à beira da floresta tropical no norte do Brasil ganhou o Prêmio Internacional RIBA 2018.
O Prêmio Internacional RIBA é concedido a cada dois anos para um edifício que exemplifique a excelência em design e a ambição arquitetônica e ofereça um impacto social significativo. É um dos prêmios de arquitetura mais rigorosamente julgados do mundo, por um grupo de especialistas internacionais.
O projeto se organiza fundamentalmente em duas vilas, uma masculina e outra feminina formadas por 45 unidades de 6 alunos cada, próximo aos dormitórios estão os espaços de convívio como sala de TV, espaço para leitura, varandas, pátios, redários entre outros. Todos estes novos programas complementares a morada foram idealizados conjuntamente com os alunos no intuito de melhorar a qualidade de vida e refinar o laço entre alunos e escola.
O projeto une as técnicas vernaculares e um novo modelo de habitação sustentável, que caminha na direção da transformação, do resgate cultural, do incentivo a técnicas construtivas locais, da beleza indígena e seus saberes, aliado à construção da noção de pertencimento, necessária ao desenvolvimento das crianças da escola de Canuanã.