Olá pessoal ! Hoje quero falar sobre criatividade, somos criativos? Pelo menos somos conhecidos assim pela resto da humanidade, (pobres mortais rsrs) somos aqueles viajados que tem ideias que eles piram e se perguntam, Como!? Mas nem sempre é assim eu não me acho criativa, mas muitos dizem que sou, será? Isso depende de uma série de definições. Nascemos criativos ou nos desenvolvemos criativos a partir do nosso ambiente social?
Essas questões são sempre discutidas mas vamos as definições. O que é ser criativo? “Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psicólogo e educador, a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem e que a obra de arte reúne emoções contraditórias, provoca um sentimento estético, tornando-se uma técnica social do sentimento.” – Wikipédia Definir criatividade é um desafio à criatividade, a não ser que nos contentemos com as definições encontradas nos dicionários, como “a habilidade de criar algo”. Ser criativo é conseguir olhar além do óbvio.
É fazer uso do diferente, do impensável e transforma-lo em algo concreto e perceptível aos sentidos do ser humano.
Ideias que surgem e dão origem a artefatos inovadores. Mas de onde vem essas ideias? Eu acredito que não surgem do nada os chamados insight são resultados de constantes pesquisas e atualizações no nosso mapa mental. Estamos sempre em busca de novidades blogs, sites qualquer novidade já motivo para inovar. Mas vou trazer alguns diferenciais que os criativos costumam fazer e se diferenciam da maioria, se você acredita ser desse mundo particular dos criativos tem grande chances se identificar com essas características peculiares a seguir.
1 – Se inspiram nas horas inesperadas
Eles nunca sabem quando a próxima grande ideia chegará. Ela apenas chegará, da maneira menos esperada e no momento menos esperado
2 – Eles sonham o tempo inteiro
Ele estão aqui, mas não estão. Eles podem viajar a qualquer momento durante uma conversa. É normal, não fique zangado com eles.
3 – Ficam entediados facilmente
Precisam sempre de um estímulo para manterem-se ativos. Eles não irão focar naquilo que não gostam, você pode chamar de TDAH (Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou qualquer coisa, mas isso é apenas parte de sua genialidade.
4 – Enxergam o mundo com os olhos de uma criança
Observar o mundo como uma criança pode ser, muitas vezes, a chave do sucesso.
5 – Vão seguir seu coração, mesmo que, muitas vezes, sua mente diga o contrário
Dizem que as pessoas criativas são menos propensas a se preocuparem com as coisas e mais propensas a assumirem riscos. Isso pode trazer mil falhas, mas um milhão de satisfações.
6 – Onde a maioria das pessoas vê dificuldade, eles veem oportunidade
Sempre procuram ver o lado bom das coisas e se livram de problemas de maneiras incomuns
7 – São humildes e orgulhosos ao mesmo tempo
Apesar de sempre estarem dispostos a aprender, são extremamente orgulhosos e confiantes quando se trata de suas ideias e criações.
8 – Eles procrastinam (Quem nunca?)
Sim, eles cumprirão os prazos na maioria das vezes, mas boa parte do trabalho será realizada na noite anterior a este prazo.
9 – Eles amam
Amam a vida, amam as pessoas, amam os animais, amam a beleza. O seu amor pela vida é contagiante, e se você tem alguns amigos assim, fique com eles. Eles vão fazer sua vida um pouco mais bonita
10 – São grandes observadores
Observam pessoas e estão atentos até aos mínimos detalhes. Qualquer coisa pode servir de inspiração para eles.