Publi e MKT Você percebeu?

Você percebeu?

Por Nataly Rivas
comercial rexona

Antes de começar, quero que você veja com muita atenção este comercial da Rexona.

 

Deu para perceber as diferenças, antes da revelação?

Agora no mês de Janeiro, a Rexona lançou “O JOGO”, um comercial muito criativo com os atores João Vicente, Rafael Infante, Mia Mello e Karen Bachini, que está fazendo muito sucesso e que tem o objetivo de mostrar por meio do jogo e as mudanças dos detalhes, que o invisível existe, isso remete ao desodorante da marca, que promete ficar invisível na roupa, ou seja, não mancha a peça.

Provavelmente quem percebeu as diferenças, que estão em pequenos e grandes detalhes, são aquelas pessoas mais detalhistas ou muito observadoras, mas se você não percebeu nada, não fique triste, logo explico o motivo disso. ;)

Tudo foi um jogo de percepção, a nossa atenção ficou focada nas falas e nos movimentos rápidos dos atores, isso facilitou que a gente não percebe-se nenhuma mudança, já que o nosso foco não estava naqueles objetos, um dos exemplos que estava “escancarado” na nossa frente é a camisa azul, que depois ficou branca.

Abaixo coloco os takes para comparação:

comercial rexona

comercial rexona

comercial rexona

comercial rexona

comercial rexona

comercial rexona

comercial rexona

comercial rexona

Você conhece a cegueira por desatenção?

Agora você vai descobrir o que é a cegueira por desatenção e qual é a relação dela com o comercial.

Bem, eu não tenho autoridade e propriedades para falar sobre esse assunto, mas trago trechos de um estudo publicado no Portal dos Psicólogos, realizado por Graciela de Jou:

” Considera-se a cegueira por desatenção um efeito da atenção seletiva, quanto mais o foco da atenção está centrado no estímulo selecionado, maior será a possibilidade de percebê-lo, processá-lo e lembrá-lo conscientemente e, ao mesmo tempo, menos será a possibilidade de perceber e lembrar os outros estímulos. Portanto, nossa atenção seletiva nos permite suprimir detalhes que não são relevantes nesse momento, em favor dos que são (Simons & Chabris, 1999).”

” A percepção consciente depende, portanto, da atenção focalizada. Quando a atenção é direcionada para algum objeto ou cena, os indivíduos frequentemente falham em perceber um objeto inesperado, mesmo que apareça fixado no centro da cena (Mack & Rock, 1998).”

Agora ficou esclarecido o motivo de que várias pessoas não perceberam as mudanças dos detalhes, é igual os erros que estão em cenas de filmes, só percebemos (quase sempre) quando alguém comenta.

O making of mostra como foi a gravação e alguns detalhes que não percebemos, tudo em 360°. É só dar o play!

 

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail