O desenho gestual (gesture drawing) é uma ótima maneira de melhorar a sua percepção e traço, mas você sabe como? Nesse artigo nós vamos tentar entender o que está por trás da técnica de “capturar” a essência de um objeto/pessoa em uma ilustração e como isso pode te ajudar na prática. Vem comigo. =)
Um desenho gestual é basicamente a captura do “gesto” do objeto estudado para o desenho, em sua forma mais delicada. Tá, mas como assim? A ideia é capturar o movimento, a expressão do objeto representado, dando fluidez e dinâmica ao estudo com um traço rápido e preciso.
Um sentido de fluidez é a chave aqui, esqueça aquele desenho quadrado e que almeja a perfeição em detalhes logo nos primeiros traços. No desenho gestual o objeto deve ser percebido como um todo, as formas devem se encaixar suavemente para evidenciar a emoção e movimento do objeto representado.
(fonte: design.tutsplus.com)
Então temos algumas dicas para a prática do desenho gestual.
- Comece esboçando levemente.
- Desenhe com uma linha muito leve e evite retirar muito o lápis da superfície do papel.
- Foque nas formas maiores, depois nas menores.
- Interaja com a figura como um todo.
- Pratique muito e evite ficar muito tempo no mesmo exercício.
O desenho gestual é essencial para quem quer trabalhar com animação de personagens. Para deixar mais claro, o artista Glen Keane, referência quando o assunto é animação, demonstra com maestria como essa técnica pode ser aplicada em sua animação Nephtali, com movimentos sensíveis e perfeitamente capturados por seu traço.
Para praticar, o site line-of-action.com oferece uma ótima ferramenta na aba figure drawing, onde você pode escolher o tipo de referência e o tempo que terá para resolver cada exercício.
Estudar nunca é demais, então vamos pegar aquele moleskine velho da gaveta e rabiscar!
Até a próxima!