Design

Criatividade pode vencer o Câncer

Olá pessoal! Para nós, criativos, qualquer ideia inovadora e que faça a diferença é bem vinda. Geralmente, carregamos conosco um bloquinho para anotações ou estamos atentos a qualquer possibilidade de criar, aproveitar e mudar algo. É como sempre digo, o mundo é movido pela criatividade, desde seu surgimento até agora. O que veio à sua mente quando digo criatividade? Não faço ideia. Talvez você imaginou a natureza ou uma simples cadeira ou a nova organização do seu quarto ou qualquer outra coisa que considere criativo.

Quero propor algo diferente: um aplicativo instrucional e de entretenimento sobre o câncer. Consegue imaginar? Vamos conhecer:

O nome do aplicativo é AlphaBeatCancer, direcionado para crianças em tratamento de Câncer. O app é composto por 20 minigames ricos em informação sobre o câncer aliados ao entretenimento. A cada nível, as crianças fazem descobertas sobre biopsia, Raio X e plaquetas, tudo explicado de maneira simples, fácil de entender e de forma divertida. O Aplicativo já está disponível em IOS, Android e na web.

 

O joguinho, foi desenvolvido pelo Beaba, uma associação sem fins lucrativos que tem o intuito de desmistificar o câncer, associando criatividade e bom humor. A ONG surgiu em 2013, tendo como líder Simone Mozzilli, uma ex-paciente, juntamente com profissionais da saúde, pacientes, familiares, artistas, profissionais da comunicação e empresários. O objetivo da equipe é detectar as necessidades dos pacientes com câncer, propor e testar soluções, para dessa forma, dar origem a projetos. Como assim? O paciente identifica o problema e procura o médico, que por sua vez aplica o conhecimento científico sobre o caso e encaminha para os criativos e empresários que criam projetos que ajudem na solução.

 

A associação já desenvolveu projetos para atrair doadores de sangue e plaquetas, como o Doador Sangue Bom com palestras para familiares e acompanhantes. Outro exemplo é o Kit Higiene, um kit com itens de cuidados e instruções sobre a higiene pessoal de pacientes. O mais recente é o guia Beaba do Câncer, que explica conceitos e palavras do mundo oncológico, de forma simples e objetiva, além de um design alegre e atrativo.

Guia Beaba do Câncer

Os projetos do Beaba já estão presentes em vários Estados brasileiros como Ceará, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Como também nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Angola, Japão, Nova Zelândia, Chile e Peru. Vale ressaltar que os projetos já estiveram presentes em Congressos de Oncologia como: o da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica.

Como não tem fins lucrativos, o Beaba é mantido por meio de doações de pessoas e empresas, além de diversas contribuições.

A palavra Câncer, com certeza assusta você e eu, por ser uma doença silenciosa e agressiva. Todavia além do tratamento, é por meio da criatividade que vidas estão sendo salvas e a felicidade volta a sorri em hospitais de oncologia em todo o mundo. Não são grandes gestos que fazem a diferença e sim, pequenos passos daqueles que acreditam que podem fazer a diferença.

;)

Clique aqui para comentar ( )