10 cartazes para inspirar dos designers Skolos e Wedell

Parceiros de vida e carreira, o casal norte-americano Nancy Skolos, designer gráfica e Thomas Wedell, designer gráfico e fotógrafo em seu reconhecido Studio Skolos+Wedell em Canton, Massachusetts, entrelaçam arte, design, fotografia e tecnologia na criação de seus trabalhos gráficos, movidos pela curiosidade e paixão em ‘misturar’ a tecnologia analógica à digital e as linguagens visuais que os inspiram, como as dos movimentos da vanguarda artística cubismo, construtivismo e dadaísmo que com suas colagens juntavam materiais de diferentes origens. Formados em tempos analógicos foram aderindo e absorvendo as múltiplas possibilidades criativas que as tecnologias digitais oferecem, estabelecendo um diálogo dinâmico e estimulante entre o passado, o presente e o futuro.

Cartaz Documenting Marcel, 1996. Cartaz para a exposição do artista Marcel Duchamp na Reinhold-Brown Gallery em Nova York, que lembra o cartaz criado pelo artista em 1925 para uma competição de xadrez na França.

Cartazes Berkeley Typographers, 1981, Berkeley Typographers, 1986

Ao longo de sua trajetória receberam vários prêmios e suas peças gráficas fazem parte de acervos de diversos museus pelo mundo, dedicam parte de seu tempo ao ensino na Rhode Island School of Design.

Cartaz Digital Media M.F.A., Rhode Island School of Design, 2002

Há algum tempo elegeram o cartaz como peça gráfica preferida para suas criações gráficas, por considerá-lo um campo aberto a infinitas possibilidades.

“O formato de cartaz é como um limiar para outro mundo. Ele molda uma idéia. Ele permite que você brinque com mudanças de escala surpreendentes“. Nancy Skolos

Cartaz Delphax, 1987

“No cartaz podemos explorar a tradução de uma forma tridimensional numa superfície bidimensional”. Thomas Wedell

Cartaz “NeoCon”, 1991

Enquanto Wedell fotografa, Skolos compõe papéis recortados para a criação do cartaz para a NeoCon uma feira de interiores comerciais no Merchandise Mart em Chicago. Como em outros trabalhos eles constroem um modelo tridimensional que será fotografado para compor o cartaz junto com elementos gráficos e tipográficos.

 “Nós nos valemos da ambiguidade entre o que é digital e que é físico. E isso é muito divertido.” Nancy Skolos

Cartaz Lyceum Fellowship, 2008
Modelo tridimensional construído manualmente, usado para compor o cartaz impresso para uma competição de estudantes de arquitetura.

“Nós somos uma espécie de ‘geração ponte’. Nós entendemos os dois mundos e facilmente nos movemos entre eles”. Thomas Wedell

Cartaz “Skolos, Wedell + Raynor,” 1982 |Cartaz “Skolos+Wedell Persona,” 2013.
Cartaz criado em 1982 para promover o próprio studio, o “Skolos, Wedell+Raynor”, onde aparece uma maqueta/modelo tridimensional construído manualmente por eles para compor o cartaz. E o cartaz “Skolos+Wedell Persona” para a exposição retrospectiva do studio em 2013, onde usaram recursos digitais para alterar as formas do cartaz de 1982, criando um padrão complexo e denso.

“Como todo mundo, estamos inspirados por coisas que vemos ao nosso redor”. Nancy Skolos

Cartaz “Honoring Matthew Carter,” 2011.
Uma vez numa loja de ferragens, eles descobriram um conjunto de 12 lupas com tamanhos diferentes, compraram imediatamente sem saber exatamente o que iam fazer com elas. A AIGA Boston convidou-os, junto com outros designers, a criar um cartaz em homenagem ao designer tipográfico Matthew Carter, cada designer deveria usar uma letra do nome do homenageado. Abriram as gavetas e…encontraram as lupas que foram usadas na criação do cartaz para ampliar a letra E escolhida.

Related posts

Do planejamento a implementação da estratégia com seu time de design

LG relança o Mini System LG XBOOM com grave potente

Ziraldo: A Vida e o Legado do Mestre da Arte e da Literatura Infantil