Inspirações 15 passos para um currículo perfeito – O conteúdo

15 passos para um currículo perfeito – O conteúdo

Por Jefter Barony

Hora de montar o currículo e… ops… SOCORRO! O que eu vou colocar? Qual papel usar? Será que eles vão gostar dessas bolas de fogo quando abrirem o envelope?

Calma, se ajeite, se acalme, vou tentar ajudar.

Dúvidas e mais dúvidas sobre como montar o currículo? Pois é, e tem gente que quase coloca um urso panda fantasiado para o entrevistador ler porque não tem muita noção de como fazer. Antes de enviar ursos panda e bolas de fogo, darei uma ajuda com alguns mistérios da vida, ou melhor, mistérios do currículo, baseado em três artigos.

E, ah! Para facilitar a vida, vou dividir a matéria em duas, sendo a parte escrita e o design em posts diferentes. No próximo post eu falo sobre as ideias para um design eficiente no currículo.

01. Seja Breve

Um entrevistador tem milhares de outros candidatos e não vai ter tempo para ler sua história de vida completa. Lembre-se: você é uma incógnita e apenas mais um procurando emprego, então, busque chamar a atenção de forma simples e direta.

É ideal que se coloque o nome e suas informações pessoais e de contato no começo do currículo, lá no topo, de forma legível, organizada e sem complicações. Vou deixar bem claro que esta dica e as demais a seguir não são regras ou obrigatoriedades a serem seguidas ao pé da letra, convenhamos que não existem protocolos, mas eu garanto, são pontos bastante úteis na hora de se candidatar a uma vaga.

02. Tamanho é documento?

Muitos se perguntam: qual o tamanho do currículo? A resposta é: depende.

Li alguns artigos ensinando que o tamanho ideal seria o famoso A4, mas eu discordo e acredito que deve haver liberdade para a escolha do melhor formato. Muitos currículos são ousados, inclusive alguns nem são impressos em papel comum, mas vou ser sincero, é necessário muita criatividade e ser um monstro do design para fazer algo do tipo.

Enfim, o tamanho mais legal para se apresentar o currículo é o A4 sim, eu não disse o contrário, apenas afirmei que pode-se usar tamanhos diversos, dependendo muito da proposta. O A4 é um formato padrão e super confortável para você carregar e para o entrevistador ler.

Não tenha mais que duas páginas, pois um entrevistador leva aproximadamente 8 segundos para ler cada CV, não é regra, porém dependendo da demanda e tempo de quem coordena o RH, pode ser. Lembre-se: currículo impresso é diferente do virtual. 

03. Você é bom em quê?

Se você sabe plantar bananeira e o tal malabarismo será útil para a empresa então coloque. Provavelmente plantar bananeira não é lá uma coisa muito boa para se por, então tente colocar seus principais skills (habilidades), aquilo que você manja muito. Seus conhecimentos e qualidades, assim como habilidades artísticas ou participações em eventos sociais podem ficar em algum tópico chamado qualificações e habilidades.

04. Os estudos

Provavelmente suas notas da 2ª série não farão o menor sentido, basta apenas colocar o curso superior, pós graduação, mestrado, doutorado, PhD, e por aí vai. Não se esqueça de colocar na ordem de importância. Caso tenha algum outro curso relevante e seja interessante para a vaga, não se intimide em mostrar. Escreva o nome da instituição, o ano em que formou ou o ano em que concluirá o curso. Não ponha coisas como “o melhor curso de design do Brasil”, é clichê, quem faz o curso é você e não a instituição, mesmo que boas faculdade ajudem no processo.

05. Experiência profissional

Sua caminhada profissional deve constar neste ponto, junto com informações básicas de suas atividades em cada empresa por onde passou. Coloque em ordem cronológica, do mais atual até o mais antigo. Não é preciso deixar escrito todas as empresas nas quais passou, apenas as mais relevantes para sua carreira, não que as outras nunca te ajudaram a crescer, mas não tem como criar um currículo de duas páginas com dados de 40 empresas diferentes.

06. Sem erros gramaticais

A fórmula “currículo + portfólio” é a chave para entrar no mercado e caso qualquer um dos dois estiver “pelas coxas”, acho difícil que algo bom apareça. Mas de todos os erros, um dos piores sãos os gramaticais. Cada palavra errada é uma porta a menos para a vaga que você deseja. Pense, leia e releia quantas vezes forem necessárias, pois errar é humano, mas errar no currículo é desemprego na certa.

07. Atualize

Ninguém trabalha em uma única empresa para sempre. Não existem pessoas cursando o 3º período da faculdade por 7 anos seguidos, às vezes demora, mas de duas uma: ou o ser humano desiste ou ele passa na matéria algum dia. Então por que muitas pessoas tem em seus currículos informações de 34 anos atrás? É essencial atualizar os dados pessoais, adicionando cursos e eventos, datas, enfim, faça do currículo algo presente e atual em sua vida profissional.

08. Detalhes Finais

Nada do que foi dito aqui é regra ou premissa básica para criar currículos, pois cada empresa e vaga merecem um olhar diferenciado e único. Tente pensar em duas vagas, uma para diretor de arte em uma agência considerada “descolada” e outra vaga para a área de marketing em uma instituição de consórcio automotivo. Não adianta mandar um currículo super bacana, colorido, com vetores e tudo mais para a empresa de consórcio automotivo se eles não tem este perfil.

Agora imagine o envio de um currículo formal, sem muita coisa visual para uma agência super descolada, e piorando a situação, a vaga é para a área é de criação. O que vão pensar de você? Tente entender este parágrafo com bom senso, eu não estou falando para mandar uma porcaria de currículo para a empresa de consórcio automotivo, apenas disse que cada empresa é única e adequar o currículo para ela pode ser um diferencial.

O termo Currículo Vitae é necessário? Não, mas se quiser pode colocar. Minha humilde opinião é que se eu estou em uma entrevista de emprego com meu currículo na mão, será mesmo necessário escrever nele que aquela folha é um currículo? Para piorar, digita a palavra vitae, cuja significação muita gente desconhece. Seja menos óbvio.

Empresas gostam de números, então diga que você aumentou em 60% as vendas em um período de 8 meses, isso também ajuda, caso haja necessidade desta informação.

Pode mandar com foto? Se não for uma imagem em banheiros ou em festas, sim. Mas o design tem que condizer, com a fotografia e questão, além de ser óbvio a qualidade da imagem, e se possível, tirada por um fotógrafo profissional. Repito, não tentem enfeitar demais, pois a foto deve ser simples, talvez extrovertida, mas nunca, nunca, nuca mesmo, fotos que seriam para o Facebook.

Não minta no currículo, nem preciso entrar em detalhes sobre isso. Seja simples e objetivo.

—————————

No próximo post falarei sobre algumas dicas de design para o seu currículo e você não pode perder.

Aqui, no Design Culture, escrevemos pensando em você e por isso vou divulgar o trabalho de alguns leitores. Deixe aqui o link para o seu currículo ou mande um e-mail para portfolio@designculture.com.br e semana que vem farei uma galeria com todos currículos enviados e alguns para inspiração.

Até a próxima.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail