[4/4] – Como se tornar Designer em 2023?

Enfim chegamos à quarta e última postagem de nossa série sobre como se tornar designer em 2023! Nas três últimas publicações demos dicas e informações importantes sobre os fundamentos de design, falamos sobre as principais ferramentas que a pessoa designer precisa conhecer e falamos sobre a utilização dessas ferramentas. Agora, neste último post, traremos uma lista com alguns designers para você seguir e se inspirar em suas criações, ideias e processos criativos. Conhecer o trabalho de outros profissionais da área é uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades e descobrir novas tendências e técnicas. Então, sem mais delongas, vamos à lista!

Só uma pequena observação antes de passarmos para a lista. Algumas das pessoas listadas eu tive o prazer de conhecer pessoalmente ou participar de cursos online, então vou dar alguns pitacos da minha experiência, belê?

Iran Pontes (@iranpontes)

Iran é Designer, especialista em Comunicação digital e Mestre em Design por um dos maiores centros de inovação do Brasil, cursando formação pedagógica em licenciatura em artes visuais. Palestrante, mentor, jurado em premiações criativas nacionais e internacionais, professor universitário e da educação básica. Trabalha com formação de professores para práticas criativas e ativas em sala de aula e fundador da Design Culture, um dos portais de Design mais conhecidos de língua portuguesa e do estúdio criativo IP/M.

Em seu perfil no Instagram, ele compartilha seus projetos, processos criativos e dicas sobre design gráfico e branding. Iran também é professor de design gráfico em diversas instituições de ensino.

Eu já fiz alguns muitos cursos tendo o Iran como instrutor, e foram muito bons. Da didática ao conteúdo que é apresentado, é tudo feito com alto padrão de qualidade. Além disso, é o Iran que proporciona que eu escreva este humilde texto aqui nesta distinta plataforma. Segue ele nas redes pra entender melhor do que eu estou falando.

Gabriela Ferraz (@gabigabisha)

Gabi é designer e ilustradora formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ao longo de quase 20 anos de profissão, Gabi gerenciou equipes e realizou projetos que vão do design de estampas à criação de peças gráficas, treinamentos e jogos corporativos para grandes empresas, como Pfizer, Honda, Pirelli, Nivea, Natura, Shell, Ambev, Grupo Globo, Petrobras, Claro, dentre muitos outros.

Gabi atua desde 2013 como professora na Pictorama, escola criativa fundada com seu sócio, Marcus Siqueira. Em 2018, criou o Vetoriza.ai!, canal com quase 100 mil inscritos no YouTube, onde compartilha tutoriais de design e ilustração vetorial e desde 2021 é uma das apresentadoras do canal Adobe4All, da Adobe Brasil.

Da Gabi eu nem sei bem o que dizer, pois foi ela que simplesmente me catapultou para o mundinho do design. Na época, fiz os 3 cursos presenciais que ela apresentava, lá no centro do Rio de Janeiro, onde fica o escritório da Pictorama. Depois destes primeiros cursos eu não parei mais e muito do que sei hoje veio do conhecimento que ela me passou nos cursos e nos vídeos do canal. Passa lá nas redes da Gabi pra conferir as novidades que ela posta.

Itamara Ferreira (@itamaraferreira_)

Itamara Ferreira é designer gráfica e criadora do Leiautar, um curso online sobre design e produção editorial. Em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 25 mil seguidores, ela compartilha suas criações em design editorial, dicas e tutoriais para quem deseja aprimorar suas habilidades em design gráfico e produção editorial, além de sempre trazer análises super completas sobre tudo que rola no mundo das artes visuais como redesign de logotipos, apresentações de identidades visuais de projetos diversos, como a identidade do novo governo por exemplo, a paleta de cores do BBB 23, entre outras coisinhas que são muito divertidas de acompanhar e que enriquecem nosso conhecimento sobre design.

Pedro Panetto (@pedropanetto)

Pedro Panetto é designer gráfico e criador do canal Pedro Panetto, no YouTube, onde compartilha dicas, tutoriais e insights sobre design gráfico, ilustração e animação. Já formou milhares de alunos no decorrer dos últimos anos através de seus cursos de Design de Marcas e Proporção Áurea aplicada. Foi vencedor do A’Design Award 6 vezes e já ajudou alunos a ganharem prêmios de relevância internacional. Em suas redes ele compartilha seus projetos, seus cursos e apresenta muito conteúdo para quem é iniciante no design, além de compartilhar parte de sua vida pessoa como amante de artes mediais e luta com espadas.

Depois de ter feito os cursos da Gabi e ter adquirido domínio da ferramenta de vetorização, fic o curso de marcas do Panetto. O Panetto tem um pensamento totalmente diferente sobre design e consegue expressar isso de uma forma muito clara e didática. Todo conteúdo que ele apresenta vem carregado de referências e de conceitos muito bem estruturados, e com uma qualidade incrível. É mais um criador de conteúdo que vocês precisam acompanhar.

David Arty (@chieofdesign.br)

David Arty é designer gráfico e criador do canal Chief of Design no Youtube, que conta com mais de 124 mil inscritos, onde ele apresenta conteúdos sobre Design Gráfico, UX/UI Design, Front-End, Marketing Digital e mais uma infinidade de temas. Em todas as redes, David passa seu conhecimento sobre os fundamentos do design e também sobre sua experiência atuando na área em diversas frentes. Se você procura um conteúdo diverso, pois ainda não decidiu qual caminho seguir no design, pode ir sem medo até as redes do David e do Chief.

Eu acompanho o trabalho do David com o Chief desde sei lá quando, foi um dos primeiros conteúdos que comecei a consumir quando estava pesquisando de forma autônoma. Já peguei muita dica de como criar site, como otimizar SEO, como entender a teoria das cores na hora da criação, enfim, muita coisa mesmo. Vale a pena acompanhar, e como em todos os indicados nesta lista, a qualidade é lá no topo.

Carla de Bona (@carladebona)

Carla de Bona é UX designer e fundadora do estúdio BonaDesign, que desenvolve projetos de design de experiência do usuário. Em seu perfil no Instagram, ela compartilha insights e dicas sobre UX design, além de divulgar seus projetos e cases de sucesso.

Aqui já estamos falando mais de UX Design, mas é algo que você já pode começar a pesquisar tbm. A Carla também é a top das tops. Pode procurar ai que você vai encontrar ela como instrutora em uma infinidade de cursos. Falou em UX Design, falou em Carla de Bona. Com uma didática muito f*&# ela apresenta muitos conceitos de UX e te faz aprender de uma maneira muito eficaz. Pode seguir o conteúdo dela que é sucesso.

Marko Mello (@markomello)

Marko Mello é publicitário e um dos apresentadores do podcast Braincast, um dos mais conhecidos e respeitados programas sobre cultura digital e inovação no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de publicidade, Marko já trabalhou em agências como DM9DDB e J.W. Thompson, além de ter sido diretor de criação na FCB Brasil.

Além do Braincast, Marko também é co-fundador da Perestroika, escola de atividades criativas que tem como objetivo ajudar pessoas e empresas a serem mais inovadoras e criativas. Ele também é autor do livro “Brand Content: Como criar histórias de marcas que realmente sejam relevantes para as pessoas”, em que aborda estratégias de marketing de conteúdo para criar conexão com o público.

Com um olhar crítico e inovador sobre o mercado publicitário e a cultura digital, Marko Mello é uma referência para quem deseja se aprimorar nessa área, seja para criar campanhas publicitárias ou para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo e branding. Seja no Braincast, em sua atuação na Perestroika ou em outras iniciativas, Marko sempre busca compartilhar seus conhecimentos e experiências para ajudar as pessoas a serem mais criativas e inovadoras.

E completando a nossa lista, temos:

Ana Couto (@anacouto)

Ana Couto é designer de marcas e fundadora da Ana Couto Branding, uma das principais empresas de branding do Brasil. Em seu perfil no Instagram, ela compartilha insights e dicas sobre branding, gestão de marcas e negócios, além de divulgar projetos e cases de sucesso de sua empresa. Ana também é autora de diversos livros sobre branding e empreendedorismo. Preciso nem falar nada, né meu povo!

Marcos Mello (mellotipografo.com.br)

Designer, tipógrafo e letterpress printer. Formado pela escola alemã Rudolf Steiner de São Paulo (Waldorfschülen) com curso profissionalizante em Artes Gráficas. Graduado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), especialista em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da graduação em Design na ESPM e pós-graduação em Design Gráfico na FAAP. Sócio diretor da Oficina Tipográfica São Paulo – OTSP, ONG voltada à pesquisa da memória tipográfica brasileira.

E com isso chegamos ao fim da nossa série de quatro posts sobre como se tornar um designer em 2023. Começamos com uma breve introdução e depois passamos pelos fundamentos do design, ferramentas essenciais para um designer e agora trouxemos uma lista com 10 designers que podem servir de inspiração e referência para quem está começando.

Espero que essas postagens tenham sido úteis e que tenham ajudado você a dar os primeiros passos nessa carreira tão fascinante e desafiadora. Mas lembre-se: a jornada não termina aqui. Ainda há muito a aprender, a descobrir e a experimentar. A chave para o sucesso no design é nunca parar de estudar, de se aprimorar e de se desafiar.

O mundo do design está em constante evolução, e é importante se manter atualizado e sempre em busca de novas habilidades e conhecimentos. Por isso, continue explorando, experimentando e criando. E lembre-se, o mais importante é nunca desistir dos seus sonhos e sempre buscar o melhor que você pode ser como designer.

Obrigado por acompanhar o conteúdo até aqui, e fique de olho, pois sempre vou trazer novos conteúdos que irão te inspirar e te ajudar muito em sua caminhada.

Valeu demais e até a próxima DCzeiros!

Related posts

Dengo Chocolates lança primeira trufa com embalagem zero plástico do mercado

A’ Design Awards & Competition – Vencedores

Quando a Inovação pode se tornar um problema? – UI Design