O Facebook deu 6 dicas de como ser criativo em sua rede social. As dicas são de Pablo Tajer, Creative Strategist do Facebook para o Cone Sul. Leia e coloque em prática, por favor.
01. Tente parecer uma pessoa, não uma empresa
O Facebook é uma plataforma que apresenta diferentes desafios para a publicidade tradicional e é importante que você tenha isso em mente ao criar suas publicações e anúncios. Quanto mais você se parece com amigos de seus clientes, mais atenção você vai receber. Por exemplo, se você tem um restaurante, em vez de criar um conteúdo com fundo estático e a foto de um prato, seria melhor utilizar a perspectiva de uma pessoa já que isso é mais atraente e menos publicitário. O objetivo é que seus clientes não percebam a diferença entre conteúdos criados por marcas e por amigos em seus feeds de notícia.
02. Conte uma pequena história em cada publicação
No Facebook as pessoas contam situações que acontecem com elas e sua marca deve fazer o mesmo. O conteúdo tem quer contar histórias e/ou momentos dos produtos e serviços que você oferece. Eis a chave para que as pessoas se identifiquem com sua empresa.
03. Pense criativamente em quem podem ser seus potenciais clientes
O Facebook tem ferramentas que te ajudam a segmentar e entender sobre os interesses de seu público. Quanto mais informações você tiver sobre os seus potenciais clientes, melhor. Conhecer os gostos e desejos dessas pessoas vai te ajudar a sair do convencional e a criar conteúdos que atraiam quem ainda não tem interesse pelo seu produto ou serviço. Por exemplo, se você tem uma empresa que vende raquetes de tênis, segmente seu target nas categorias relevantes, sem necessariamente direcionar seu conteúdo somente para pessoas interessadas no tênis, preste atenção em temas correlacionados. Alguém interessado em ter boa saúde pode gostar do seu anúncio e resolver praticar esporte, se tornando um cliente em potencial para comprar as raquetes.
04. Preste atenção na qualidade das imagens
Hoje existem muitas ferramentas para criação de um conteúdo atraente. Não é necessário ter um fotógrafo profissional para tirar uma bela foto, apesar de ser o recomendável, você pode tirar foto de um celular de última geração com um ambiente interessante. Se dedique a criar conteúdo próprio para que seus produtos tenham uma “cara” mais real e se pareçam menos com fotos genéricas de bancos de imagens.
05. Pense sempre no visual dos conteúdos para dispositivos móveis
Cada vez mais pessoas acessam o Facebook por meio de um dispositivo móvel — celulares, smartphones, tablets. Ao criar uma publicação é importante observar as limitações destes dispositivos e pensar na melhor alternativa. Por exemplo, ao escolher uma foto do seu perfil ou capa teste seu visual num dispositivo móvel.
06. Evite mensagens como “Clique em curtir se gostou do que viu”
Se o conteúdo é atrativo as pessoas naturalmente vão clicar em curtir, comentar ou compartilhar. Quebre a barreira da indiferença com conteúdo legal direcionado ao target, pode ser um simples “oi”, ou até mesmo uma postagem com várias dicas de nutrição.
E aí, curtiram? Eu achei sensacional. Espero vocês na próxima. Abraço!
Fonte: AdNews