Como em qualquer área profissional, existem termos muito importantes que nunca devem ser esquecidos, e no design o mesmo acontece.
Esta semana ficam alguns pontos importantes e uma breve explicação, que todos os designers gráficos devem saber, para que o trabalho corra sempre da melhor forma.
Fotografia e Vetores
Uma fotografia é diferente de uma imagem em vetores.
A fotografia é constituída por milhares de pixels que determinam a cor e a forma.
As imagens baseadas em vetores são, constituídos por pontos. Unidos, formam caminhos e formas, podendo ser preenchidos com cor.
A grande diferença das fotografias e vetores é no redimensionamento. As fotografias se tiverem pouca resolução e se for aumentada para uma escala superior perde qualidade, enquanto que, os vetores podem ser aumentados/ diminuídos de uma forma simples sem que percam qualidade.
CMYK e RGB
As cores em CMYK são usadas para impressão. Ao fechar um arquivo para ser enviado para a gráfica, é preciso ter cuidado e ver se está tudo correto, incluindo as cores.
Relativamente às cores RGB, são usadas para trabalhos cujo objetivo apenas seja para visualização no monitor.
Tenha atenção na conversão de um trabalho de RGB para CMYK pois, perderá cor e logo qualidade, já que a gama de cores CMYK é mais limitada.
DPI e PPI
A resolução é outro termo muito importante, que é muitas vezes confundido. Existem duas principais siglas, quando se fala de resolução: DPI e PPI.
Basicamente DPI dita a qualidade a ser impressa, são os pontos por polegada. Quantos mais pontos por polegada tiver, melhor é a qualidade a ser impressa.
Enquanto que PPI , como é de esperar é o número de pixels por polegada numa imagem.
Tipografia
Simplificando, a tipografia é a arte de arranjar tipo. É um dos fundamentos do design gráfico e cada designer deve ter muita atenção. É ao ser capaz de detectar um ajuste de espaço, um erro de distância entre caracteres, que se marca a diferença e se distingue um bom para um excelente designer.
Grids
As grids são linhas de apoio, verticais e horizontais que se interceptam num ponto. São usadas para organizar e estruturar o conteúdo, simplificando o trabalho e claro, aumenta o rigor no trabalho a realizar.
Logotipo e a Marca
O logotipo é a representação esquemática de uma empresa. Basicamente, tem de apresentar a empresa através do símbolo ou do leterring. Portanto, é considerada muito importante, não só pelo que foi falado, mas porque é a primeira impressão que todas as pessoas têm de uma determinada empresa.
Ao desenvolver uma identidade de uma marca tem de ter em conta diversos fatores. É preciso conhecer de forma profunda a personalidade da marca, a história, função, entre outras.