Uma área que muitas vezes suscita dúvidas a estudantes e profissionais do Design e da Publicidade e mesmo de outras áreas.
A produção gráfica é um conjunto de etapas que engloba materiais, serviços, custos e prazos de entrega, para que o resultado final do trabalho seja o pretendido. Podem ser trabalhos mais simples (um cartão de visita) a mais complexos (embalagens com diferentes materiais e técnicas).
Os designers ou criativos que desenvolvem trabalhos que englobam o serviço de impressão necessitam saber os processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão. Bem como os diversos sistemas ou formas de impressão: digital, offset, flexografia, rotogravura, serigrafia, termografia, entre outros. Caso contrário poderão oferecer um trabalho, impossível de ser concretizado, ou pelo preço idealizado, ou pelo prazo de entrega ou por outro aspecto.
Ao dominar bem este assunto, facilita a rapidez de entrega de um orçamento, a maquete e o trabalho final, aumentando assim, a qualidade do trabalho final, a satisfação do cliente e logo a do designer ou criativo.
Um excelente manual sobre este tema é o Manual prático e produção gráfica de Conceição Barbosa que já conta com três edições. A 1ª edição lançada em 2004 esgotou passado dois anos, em 2008 teve uma nova edição e a última no ano de 2012. (Adquira o livro clicando aqui e aqui no Brasil e para Portugal basta acessar:www.loja.eu.com, www.principia.pt, www.ferin.pt ou )
Como refere Conceição Barbosa, “O objectivo é facilitar a comunicação entre a produção e os criativos ou os clientes, tentar que todos percebam minimamente o que é a Produção Gráfica, evitando desilusões no final de cada trabalho”.
Poderão encontrar temas sobre: pré-impressão, processos convencionais de impressão, impressão digital, processos de impressão, materiais de impressão, especificar o trabalho (dados importantes que caracterizam o trabalho), a escolha da gráfica, algumas dicas e truques.
Um livro inseparável e que o vai ter sempre na sua secretária.