Design À procura do logotipo perfeito!

À procura do logotipo perfeito!

Por Lucas Benfica

Olá, designers!

A imagem principal do post mostra a principal e melhor fase de um projeto. Tenho pra mim que os estudos tipográficos exaustivos são o grande diferencial nos projetos e na carreira de um designer. Desenhar muito, vetorizar muito, imprimir e analisar estes desenhos é, além de promover segurança em um trabalho, uma forma de gostar muito do que se faz, pois só quando colocamos o coração na ponta do lápis é que conseguimos grandes resultados profissionais.

Quem utiliza smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS, deve lembrar que na semana passada o aplicativo Instagram sofreu uma atualização e uma das novidades foi a apresentação do novo logotipo. Mesmo quem não é utilitário do aplicativo, sabe da sua popularidade e para o que ele é um aplicativo para fotografar, aplicar filtros com características retrô e depois compartilhar estas fotos em um perfil, tipo o twitter, só que destinado à imagens.

Desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook, ele vem apresentando várias novidades, inclusive a disponibilidade dos perfis dos usuários na web, como o do designer Mackey Saturday, criador da nova Assinatura Visual: http://instagram.com/saturday. Mas só quem é usuário de Android ou iOS tem um perfil assim, porque ele só pode ser criado a partir de um smartphone.

Informações úteis, mas nada disso é o foco do post. Hoje falarei sobre tipografia. Vamos lá! :D

Rolaram vários post na Internet com algumas imagens dos estudos do designer Mackey Saturday para o desenho do novo logotipo, e me chamam atenção duas coisas. Primeiro, a atual busca de alguns designers em desenhar tipografias próprias para logotipos que estão projetando. Não estou aqui dizendo que está errado. Estou aqui muito feliz por algumas empresas manifestarem interesse em valorizar o trabalho de um designer, e este, em fazer da maneira correta o seu trabalho e; segundo, algumas empresas que “evoluíram” suas Identidades e, utilizando tipos já manjandos, perderam ótima oportunidade de dar grande e real destaque aos seus logotipos. Culpa dos designers?

Agora, vejam as imagens abaixo.

Um projeto para o ambiente digito-virtual deve ter atenção redobrada quando o assunto é tipografia. É fato que muitas type foundries investem fortemente em tipografias exclusivas e com uma série de melhorias para serem utilizadas nestes ambientes. Mesmo assim, Mackey Saturday fez questão de fazer estudos minusciosos de uma tipografia exclusiva para o projeto. Isso chame-se gostar do que faz, e fazendo desse jeito, entra-se para a história.

Observa-se também nos estudos as formas arredondadas nas junções das letras, o que auxilia na redução do logotipo para um tamanho bastante pequeno, não prejudicando suas legibilidade, definida pelo professor Paulo Heitlinger como a velocidade de leitura, a compreensão e retenção de conteúdos e o movimento ocular ao ler uma palavra ou texto.

É notável ver também que cada letra foi desenhada separadamente antes de serem unidas para formar a palavra. Mesmo sendo um logotipo, o trabalho de definir desenhos separadamente para as letras, dá a possibilidade de este tipo ser também utilizado para composição de textos não muito longos, como chamadas, anúncios, etc.

O designer conceituou da seguinte maneira o seu projeto: “Olhando para o passado para inspirar o futuro.
A nova fonte conecta a nostalgia sobre a qual o Instagram foi construído, mantém de forma importante o estilo do logotipo antigo e ajuda a posicionar a marca em destaque, agora e no futuro.” Inspirado nos logotipos da Coca-Cola, Kellog’s e Campbell’s, o designer buscou e conseguiu, da mesma forma que os logotipos que o inspiraram, uma forma única de representar uma marca.

Nos portfolio do Mackey Saturday é legal também ver que seus exaustivo e dedicado trabalho não foi privilégio apenas do Instagram, mas todos os seus projetos são muito bem conceituados e desenhados.

Este post buscou acrescentar informações referentes muito mais aos aspectos técnicos do que aos estéticos. Só é design se funcionar, e buscar apenas o fator visual com uso de efeitos de softwares não é legal. Busque antes os estudos e testes de leitura com várias pessoas, pois o mais interessa em um logotipo é a rápida leitura e assimilação dos caracteres que darão forma e o futuro reconhecimento e pregnância do projeto.

Bem, fico por aqui, sempre desenhando para obter melhores resultados, e espero que todos aqui estejam fazendo o mesmo. Bons estudos tipográficos à todos e sucesso sempre! Um abraço e até a próxima.

Referências:
http://www.letteringvscalligraphy.com/
http://thenextweb.com/dd/2013/05/02/instagram-redesigns-its-script-logotype-with-a-cleaner-look-hes-an-inside-look/
http://mackeysaturday.com/WORK-1
http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/hand_beats_filter_in_new_instagram_wordmark.php#.UYgIjfQQ-FA.facebook
http://chocoladesign.com/app-tendencia-instagram
http://chocoladesign.com/instagram-na-era-facebook
http://www.tecmundo.com.br/instagram/39364-instagram-lanca-novo-logotipo-inspirado-em-kellogg-s-e-coca-cola.htm
http://dribbble.com/shots/1054954-Instagram-Logo
http://tipografos.net/boas-praticas/que-e-legibilidade.html
http://talknowdesign.com/talknow-especial-01-tipografia-tipocracia-10/
http://www.tipocracia.com.br/tpc10/

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail